Plano de imigração será divulgado hoje à noite em rede nacional pelo presidente George Bush.

Por Gazeta Admininstrator

A Casa Branca informou nesta segunda-feira (15) que o presidente norte americano, George W. Bush, fará um acordo com 4 Estados. O objetivo é o envio de tropas da Guarda Nacional para intensificar o controle da imigração na fronteira com o México, porém os soldados não poderão prender os imigrantes ilegais.

Os soldados das guardas nacionais de Califórnia, Texas, Novo México e Arizona "não terão responsabilidades nem atribuições policiais", explicou o assessor da Casa Branca Dan Bartlett durante entrevista para a rede de TV CBS.

De acordo com o Escritório do Censo, existe atualmente nos EUA mais de 38 milhões de imigrantes, o que corresponde a 12% da população norte-americana. Entre eles quase 12 milhões são ilegais. Cerca de 70% dos imigrantes ilegais são provenientes do México e da América Central.

Bush fará o anúncio do plano de imigração durante discurso que realizará na noite desta segunda-feira(15).

De acordo com Bartlett, os militares da Guarda Nacional "desempenharão um papel de apoio" das unidades de Patrulha de Fronteiras, ligadas ao Departamento de Segurança Nacional.

Aparato Militar

Fontes do Pentágono informaram à rede de TV CNN que para fazer uso do aparato militar da Guarda Nacional, a Casa Branca assinará um convênio com os governadores dos 4 Estados, que detêm a autoridade sobre as tropas estaduais.

O presidente do México, Vicente Fox, conversou com Bush por telefone neste domingo(14) onde deixou claro seu constrangimento com a possibilidade de que unidades militares sejam utilizadas para realizar a vigilância da fronteira comum.

De acordo com informações do Escritório da Presidência do México, durante o dialogo, que durou cerca de 30 minutos, Bush e Fox concordaram que "a solução dos problemas da fronteira é uma tarefa compartilhada e uma responsabilidade conjunta" dos países.

Segundo um comunicado da Presidência mexicana, Bush garantiu a Fox que não tem a intenção de uma militarização da fronteira, e detalhou "que analisava o apoio administrativo e logístico" da Guarda Nacional, não do Exército ou da polícia, na região da fronteira.

A maioria das pesquisas de opinião nos Estado Unidos demonstra que grande parte dos entrevistados está insatisfeita com a forma como Bush trata o problema da imigração.