Plano de instalar estátuas no fundo do mar de Deerfield não sai como esperado

Por Gazeta News

As estátuas estavam expostas em Deerfield, dias antes do evento para afundá-las.
[caption id="attachment_88116" align="alignleft" width="300"] As estátuas estavam expostas em Deerfield, dias antes do evento para afundá-las.[/caption]

O plano de instalar 15 estátuas ao estilo das da Ilha de Páscoa no fundo do Oceano, a mais ou menos a meia milha da praia de Deerfield não foi como esperado, no dia 7. Em vez de descer reto para o fundo do oceano Atlântico, a balsa onde estavam os deuses polinésios de concreto pesando 300 toneladas e com altura de 6 a 22 pés virou, quebrando as estátuas em pedaços. A balsa virou e caiu em cima das estátuas.

“Isso não saiu do jeito que queríamos. Estávamos trabalhando duro nisso, mas não é o que tínhamos em mente", disse o brasileiro Arilton Pavan, que mergulhou com cerca de 10 outros profissionais cerca de 50 pés para ver os destroços.

Mesmo assim, o local foi disponibilizado no domingo à tarde para mergulhadores recreativos. Pavan disse, no entando, que isso pode ser perigoso, porque junto com os destroços há astes de ferro que serviam de estrutura das estátuas.

O naufrágio deixou os visitantes das estátuas, que estavam expostos em Deerfield Beach dias antes, frustrados. Quem ficou mais decepcionado ainda foi a filantropa de Boca Raton, Margaret Blume, que financiou o projeto de $500 mil dólares e que estava presente para ver o lançamento das obras ao mar.

 As obras foram criadas pelo artista Dennis MacDonald, de Pompano Beach. Nas ilhas, as figuras de pedra icônicas chamadas de Moai foram feitas há mais de mil anos para representar antepassados ??mortos, de acordo com antropólogos.

O evento aconteceu às 10:30 da manhã, quando repórteres e expectadores acompanharam em barcos, cercados pela Guarda Costeira, US Department of Homeland Security e agentes do Broward Sheriff’s Office. “Sabíamos que havia riscos envolvidos”, disse Pavan. “Mas lá está. Fizemos o nosso melhor para fazer isso acontecer”.  Fonte: Sun Sentinel.