O PLE no Paraguai, um vizinho de fala hispânica tão próximo do Brasil

Por AOTP

82201219_brasil_paraguai

Por  Sueli Sirlei*

Estou há  quase 30 anos por estas terras paraguaias, trabalhando no  PLE há quase 10. A experiência tem sido muito gratificante. Vivo do  trabalho com a língua portuguesa. Fundei um pequeno centro de PLE em 2004 (ILPOR Centro de Idiomas). No mesmo ano, ganhei um concurso no CEB,  lecionando  português ali até 2011, quando saí para cuidar do nosso Centro que seguia crescendo.

Temos os nossos próprios materiais didáticos: “Viajando ao Brasil-Curso de Português para Estrangeiros” Vol. I e Vol. II, utilizado também por outras instituições. Temos aproximadamente  mil matrículas anuais. Temos nove  módulos de três meses cada. A maioria de nossos alunos são candidatos para o CELPE-Bras, já que  querem realizar estudos no Brasil. Também há uma parte importante de alunos trabalhadores de empresas brasileiras, ou com negócios com o Brasil. O CEB também   continua a realizar seu trabalho de forma exitosa. Trabalhamos em conjunto pelo PLE.  Temos uma parceria entre as duas instituições (CEB-ILPOR),  para o desenvolvimento de projetos de capacitação de professores, apoiados pelo Governo Brasileiro. Temos tido muito sucesso.  Levamos a cabo também projetos sociais em cooperação com a Ebaixada Brasileira em Assunção, e com  a Petrobras Paraguay, levando cursos gratuitos  a jovens de comunidades carentes. A Universidade Nacional de Asunción abriu  o curso de Licenciatura em Língua Portuguesa, há dois anos, com a ajuda do Brasil. Além disso, vários colégios e universidades  privadas estão  adotando o  ensino do português. A rede pública pretende tornar obrigatório o ensino da língua portuguesa, mas o  principal empecilho  ainda é a falta de professores em todo o país. O Paraguai sempre teve muito vínculo com o Brasil. São dois países muito próximos, tanto física quanto historicamente. O PLE só tem a crescer e a se desenvolver muito neste país guarani. Temos muito caminho por aqui ainda. E seguimos em frente.

*Sueli Sirlei Behne de Guerrero ILPOR Centro de Idiomas, Assunção, Paraguai.

Se você é professor e deseja fazer parte da American Organization of Teachers of Portuguese, AOTP, visite o site www.aotpsite.net ou entre em contato pelo e-mail info@aotpsite.org.