O que pode ocasionar um “crash” - Informática

Por Arlindo Machado

worst-computer-viruses-1

Eu tenho um intel I5, 500gHD, 4GB de Ram e todos aqueles presentes do Windows 7. Meu PC  não tem mais de um ano de uso, mas recentemente começou a falhar, mesmo quando estou utilizando apenas o word. Rodei o antivírus e verificou tudo em ordem. Qual poderia ser o problema aqui?

Um “crash”, para os fins desta discussão, inclui coisas como tela azul, reinicialização aleatória, congelando ou apenas desligar sem aviso prévio. Superaquecimento - A causa mais comum de falhas verdadeiramente aleatórias é um computador superaquecido. Particularmente, quando se trata de notebooks, é muito fácil que, acidentalmente, se bloqueie as saídas de ar, como por exemplo, utilizar o computador em cima da cama da colcha ou do lençol, facilmente bloqueará a entrada de ar, provocando assim um superaquecimento.

Você provavelmente sabe que existem ventiladores em seu computador, cuja função é mover o ar mais frio através do seu computador, de modo a refrigerar os componentes do mesmo. O processador do seu computador, disco rígido e outros componentes todos geram calor, e se esse calor não é de alguma forma dissipado, os próprios componentes tornam-se demasiado quentes, de forma inadequada, podendo causar um “crash”.

Especialmente quando se trata de notebooks, é muito fácil acidentalmente bloquear as saídas de ar que permitem que o ar flua adequadamente através do dispositivo. Eu recomendo nunca realmente colocar um laptop em seu colo, mas sobre a mesa ou uma superfície sólida que garanta uma ventilação adequada.

Os computadores de mesa são mais vulneráveis à poeira e pelo de animais de estimação, que podem entupir as saídas de ar. Vale a pena desligar o computador e abri-lo e limpá-lo cuidadosamente por dentro. Se você não se sente confortável em fazê-lo por receio, aconselho a levar seu computador à um técnico experiente que fará a limpeza para você.

Ventiladores, às vezes, param de funcionar. Os ventiladores têm se tornado um pouco mais complexo ao longo dos anos, em um esforço para reduzir o ruído gerado pelos ventiladores eles agora trabalham com velocidades variadas, trabalham tranquilamente em uma velocidade lenta quando o computador está relativamente frio, e aumentando a aceleração para mover mais ar fresco através dos componentes quando o computador se aquece. Aquecimento pelo uso (CPU) - A temperatura dentro do seu computador pode mudar dependendo do que você está usando. Quanto mais trabalho você dá ao seu processador, mais calor ele gera. Isso é realmente o que dá sentido aos ventiladores de velocidade variável - se o seu computador trabalha em marcha lenta, então é bem provável que você não precisa que o ventilador trabalhe em velocidade máxima. Por outro lado, se a CPU está trabalhando duro, então, como a temperatura interna sobe, os ventiladores vão acelerar mais para esfriar o CPU.

Ouça ou verifique os ventiladores conforme você usa seu computador. Se eles nunca ligam, há certamente um problema com o ventilador ou com o sistema de refrigeração. Para ser claro: o computador foi projetado para ser capaz de lidar com o calor máximo que a CPU pode gerar. Mesmo que o seu CPU esteja com a utilização de 100% no Gerenciador de Tarefas, os ventiladores deveriam mantê-lo refrigerado. Uma máquina que começa travando aleatoriamente, quanto mais tempo for usado, ou mais tarefas sua CPU está executando lhe dá um aviso de que algo sobre o sistema de refrigeração não estar funcionando corretamente.

Procure um técnico o mais rápido possível, pois um constante superaquecimento poderá danificar o processador ou a placa mão tornando o reparo muito mais caro ou inviável.

Outras causas

- Eu costumava falar de malwares no início da discussão sobre “crash”, mas o malware atualmente está muito mais interessado em manter sua máquina funcionando para que ele possa fazer qualquer tipo de ato malicioso. Evidentemente vamos scanear nossas máquinas para malware, mas é menos comum a causa de travamentos aleatórios do que já foi no passado.

O defeito é sempre uma opção. Especificamente, hardware pode dar defeito. Nós geralmente pensamos de falha de hardware como sendo instantânea, total e catastrófica, mas na verdade, existem vários componentes que podem ter falhas intermitentes, ou falhas que podem ter um efeito retardado ou aleatória. Ao lado do ventilador, que já discutimos, a memória RAM é a causa mais comum de falhas de hardware “crash”. Programas nem sempre são carregados no mesmo lugar na memória, e isso significa que você pode, por vezes,  acessar um setor defeituoso da RAM, causando imediatamente um “crash”, e outras vezes isso pode levar algum tempo.

Problemas no sistema operacional (windows) tem batido os recordes em ocorrências de um “crash”. Vários fatores podem suceder para um sistema operacional se tornar corrupto: se ele desliga inapropriadamente, por um crash, ou por ter sido desligado pelo botão de ligar, ou por uma queda de luz, pode provocar danos ao sistema operacional, se isso ocorrer muitas vezes ao longo dos meses, poderá causar problemas nos arquivos de sistema que somente a reinstalação do mesmo poderá solucionar. Sempre aconselhamos que um backaup e uma reinstalação completa do sistema operacional sejam feitos pelo menos um vez por ano, isto trará o sistema de volta ao seu estado inicial de fábrica, tornando sua máquina mais rápida e sem crash. Drivers de dispositivos –  Os dispositivos de driver operam frequentemente em um nível mais baixo, onde um bug ou erro inesperado poderia fazer com que o driver falhasse de tal forma que todo o sistema iria falhar. Em particular, se você adicionou recentemente um hardware no seu sistema que envolveu alguns drivers adicionais serem instalados, ou se uma atualização de sistema incluiu também a atualização de driver de dispositivo, então ele pertence à curta lista de suspeitos de causadores de “crash”. Hard Disk - O disco rígido é um hardware que merece uma menção especial, porque pode atrapalhar o software. Se o seu disco rígido, por exemplo, tem má informação ou informações danificadas (setores defeituosos “bad sectors”, por exemplo), e se essa informação danificada afecta uma parte do Windows, ou um driver de dispositivo ou outra coisa, então quando o sistema tentar acessar este sector do disco um crash pode acontecer. Normalmente, você vai ter sinais de que isso está chegando: lentidão significativa no acessar ao disco, ou até mesmo avisos de “bad secto” ou “CRC”,  aparecerão antes do crash. Plano de ataque

- Segue abaixo um plano de ataque para quando formos confrontados com crashes aleatórias:

Verifique se o seu computador tem fluxo de ar sem restrições; Verifique se o seu computador está livre de sujeira e poeira, e que os ventiladores estão todos funcionando corretamente;

Executar uma ferramenta de monitoramento de temperatura de CPU. (“RealTemp” parece ser um utilitário viável);

Executar um diagnóstico de memória, tais como Memtest86;

Executar um disco rígido de diagnóstico, tais como SpinRite;

Certifique-se de que o sistema operacional e todos os drivers de dispositivo estão up-to-date;

Certifique-se de que os utilitários anti-vírus e anti-spyware estão em execução e up-to-date;

E como sempre, a ajuda de um técnico especializado lhe ajudará a encontrar a melhor solução;

Envie suas dúvidas ao GAZETA e teremos prazer em respondê-las.