Polícia britânica conclui investigação da morte de Jean Charles

Por Gazeta Admininstrator

A Comissão de Investigação Independente da polícia britânica (IPCC, sigla em inglês) concluiu seu relatório sobre a morte do brasileiro Jean Charles de Menezes, assassinado por engano em 22 de julho do ano passado por uma unidade de elite da Scotland Yard, informou hoje a rede BBC.

A IPCC deve entregar seu informe amanhã ao Crown Prosecution Service (CPS), o equivalente ao Ministério Público no Reino Unido. Uma cópia também seguirá para o Ministério do Interior. O documento não será divulgado por enquanto.

Nem a IPCC, nem o CPS, Scotland Yard, nem o Ministério do Interior, todos contactados pela France Presse, quiseram confirmar hoje a informação.

Caberá ao CPS decidir se, com base no relatório, as investigações deverão continuar sobre os policiais envolvidos, entre eles o chefe da própria Scotland Yard, Ian Blair.

Em 9 de dezembro, o chefe da IPCC, Nick Hardwick, deu a entender que o caso poderia levar a investigações judiciárias, considerando "provável" que o documento fosse transmitido ao Ministério Público.

O responsável jurídico da IPCC, John Tate, destacou que, se o relatório fosse enviado ao CPS, isso significaria incluir uma lista de infrações criminais contendo o nome dos agentes de polícia envolvidos.

"Mas nós não iremos muito mais longe do que isso. Caberá ao CPS determinar se está de acordo ou não conosco, e se vai investigar", frisou John Tate.

Jean Charles de Menezes, 27, foi morto em 22 de julho com sete tiros na estação de metrô de Stockwell, no sul de Londres, como parte da "Operação Kratos", que autoriza os agentes "atirar para matar" nos supostos terroristas.

O incidente aconteceu no dia seguinte aos atentados frustrados em Londres e duas semanas após os ataques do 7 de julho, também na capital.

Esta primeira onda de atentados, que atingiu três ramais de metrô e um ônibus de dois andares, deixou 56 mortos, entre eles os quatro suicidas, além de 700 feridos.