Polícia de Los Angeles diz que não irá entregar imigrantes indocumentados para deportação

Por Gazeta News

127259_copartist_MJB_

Uma das cidades com maior número de imigrantes nos Estados Unidos, Loas Angeles, anunciou que irá parar de entregar imigrantes indocumentados, presos por crimes menores, para o Departamento de Imigração. O anúncio foi feito pelo chefe de polícia Charlie Beck, no dia 2 de outubro. As informações são do “Comunidade News”.

Durante uma conferência de imprensa, o chefe Beck disse que irá colocar em funcionamento uma série de procedimentos no próximo ano no qual a polícia de Los Angeles não irá mais honrar os pedidos das agências federais para deter imigrantes indocumentados que forem presos por contravenções não violentas. Ele cita como contravenções dirigir sem carteira de motorista ou estar embriagado em público a menos que a pessoa faça parte de uma gangue de rua ou tenha ficha criminal.

O anúncio foi o maior, e provavelmente o mais controverso passo do chefe Beck, que está no cargo desde 2009, em um assunto altamente politizado da imigração. Sob o programa federal Comunidade Seguras, que começou em 2008, policiais locais são obrigados a compartilhar com a Imigração as impressões digitais de todas as pessoas presas.

Mas o chefe Beck disse que o programa tem impedido os esforços de manter a cidade segura, pois ele destrói a confiança do departamento de polícia com a comunidade.

“A confiança da comunidade é extremamente importante para o policiamento eficaz. É minha intenção, através desta ordem, de resgatar esta confiança”, disse.

A nova política foi bem recebida pelos grupos de defesa dos imigrantes, que ainda estavam furiosos com a decisão do governador Jerry Brown, há alguns dias, de vetar uma lei, conhecida como “Ato de Confiança”, que iria proibir a polícia local de deter imigrantes indocumentados e entregá-los para a deportação se a pessoa não tiver sido acusada de algum crime violento.