Polícia investiga quem tirou visto com documentos falsos
Os turistas brasileiros que conseguiram embarcar para os Estados Unidos com o auxílio dessa agência estão sob investigação do Departamento de Segurança Diplomática dos Estados Unidos e poderão ser deportados. Segundo a Polícia Civil, das 300 pessoas que tentaram tirar o visto, a maioria teve o pedido negado.
A mulher presa, Janete Gonçalves da Silva Souza, apresentou documentos falsos para tentar tirar o visto para os Estados Unidos. Ela saiu presa do consulado, que fica na Zona Sul de São Paulo. A polícia diz que ela tentou tirar um visto apresentando declaração de Imposto de Renda e extrato bancário falsos. “O marido dela, que é pedreiro, parece estar em situação irregular nos Estados Unidos. Ela quer visitar o marido e usou esse artifício”, disse o delegado Oswaldo Nico Gonçalves ao G1.
Autuada em flagrante sob a acusação de falsificação de documento, Janete disse que pagou R$ 2.050 ao comerciante Zenazzal Vieira dos Santos, de Curitiba. Segundo o delegado, Janete disse que procurou Zenazzal aconselhada pelo marido, que trabalha clandestinamente há oito anos nos EUA.
De acordo com a polícia, o esquema vendia 10 kits de documentos falsos por mês. A mulher foi levada para a Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista (Deatur).
Investigações A detenção faz parte de uma investigação sobre a agência, especializada em fraude de documentos, que atua em todo o País. Essa investigação é conduzida em conjunto pela Polícia Civil de São Paulo, pelo Ministério Público Estadual do Paraná, pela Polícia Civil do Paraná e pelo Departamento de Segurança Diplomática (DSS) do Consulado dos EUA. Ela começou em 2010 e já levou a outras sete prisões.
O Gazeta tentou entrar em contato com o Departamento de Segurança Diplomática do Consulado dos Estados Unidos, em São Paulo, para obter mais informações sobre esses turistas que conseguiram embarcar ou o nome da agência, mas não obteve resposta até o fechamento da edição.
Mais de 181 mil vistos concedidos em janeiro e fevereiro A Embaixada dos EUA no Brasil concedeu de janeiro a fevereiro 181.318 vistos a brasileiros que querem ir para cidades norte-americanas. São Paulo é o consulado que mais emite autorizações, registrando uma média diária de 2.236 vistos, segundo informações da Agência Brasil.
O tempo de espera varia entre Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Quem opta por São Paulo e o Rio pode ficar até 23 dias esperando a conclusão do processo.
Nos primeiros meses deste ano, já houve um aumento de 49%, sendo que no Rio de Janeiro a procura por vistos para os Estados Unidos praticamente dobrou.
No próximo sábado, 17, a Embaixada dos Estados Unidos e os consulados em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Recife farão mutirão para atender aos interessados em obter o visto. Apenas em 2011, mais de 1,5 milhão de brasileiros visitaram os Estados Unidos.
