Polícia prende em Goiás principal suspeito de assassinar peão
Policiais civis dos Estados de Goiás e de São Paulo prenderam na madrugada de domingo o principal suspeito de matar o peão Virgílio Gonçalves, de 35 anos, tricampeão do rodeio da Festa do Peão de Barretos.
Com prisão preventiva decretada pela Justiça desde outubro, o acusado foi localizado e detido em uma fazenda em São Miguel do Araguaia, no interior de Goiás. Ainda não foi revelado como a polícia soube de seu paradeiro.
Segundo a polícia da cidade, que também deu apoio à operação, o foragido oferecia serviços como peão em uma fazenda do município sem revelar sua identidade ao proprietário. Não houve resistência à prisão.
O suspeito está sendo encaminhado para a sede da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, em Goiânia.
Crime premeditado
O crime ocorreu em Novo Horizonte (429 km a noroeste de São Paulo) no dia 11 de outubro. Gonçalves foi atingido na cabeça e no braço na Festa do Peão de Novo Horizonte. Ele morreu três dias depois no hospital em Catanduva (385 km a noroeste de São Paulo).
O delegado Leonel Aparecido Siqueira, de Novo Horizonte, afirmou após o crime que o homicídio foi planejado porque os tiros foram disparados durante a queima de fogos. "Ele [o criminoso] estava ao lado do peão e apenas algumas pessoas notaram o Virgílio desfalecer", disse.
Segundo Siqueira, o suspeito já havia discutido várias vezes com Gonçalves, acusando-o de tê-lo cortado de uma competição na festa de Barretos há dois anos. Além disso, ainda de acordo com Siqueira, teria fama de ser violento
Matéria publicada na Folha Online por HERMANO FREITAS.
