Policial brasileiro roubava brasileiros
Um policial lotado na cidade de Randolph, em Massachusetts, foi demitido de seu cargo sob acusação de ter roubado mais de $2 mil de imigrantes brasileiros. Segundo as denúncias, Fabiano Estrela, de origem brasileira, abordava os seus compatriotas sob alegação de infrações no trânsito e “exigia que eles deixassem os veículos bem como todos os pertences”.
Fabiano foi demitido pela prefeitura após uma reunião especial, envolvendo o prefeito da cidade, Gary Algeier, vereadores e o chefe do Departamento de Polícia, Paul Porter.
Durante a conversa, que aconteceu no sábado(20), foram apresentadas as denúncias e solicitado o afastamento de Estrela.
“Hoje é um dia triste para o departamento, mas o desligamento deste policial se fez necessário para que pudéssemos reconstruir a confiança dos demais policiais da cidade, não somente com a comunidade brasileira, mas com todos os imigrantes”, disse Porter.
Estrela, que trabalhava no departamento havia nove anos, não compareceu na reu-nião. George Hassett , advogado do policial, disse, em uma entrevista a um jornal norte-americano, que seu cliente irá apelar da decisão.
Outros encontros foram realizados pela prefeitura, no mês de outubro, para tratar deste assunto, mas somente agora foi tomada a decisão de demiti-lo. Estrela estava afastado da coorporação desde fevereiro deste ano.
Segundo Porter, as investigações tiveram início depois de algumas denúncias sobre um policial que estaria roubando brasileiros chegaram ao departamento, no ano passado. Estrela, que tem descendência brasileira, e fala português, negou todas as acusações, durante um depoimento. Mas, neste mesmo dia, foram arrolados no processo, testemunhos de quatro brasileiros que alegavam terem sido vítimas do policial.
Todas as vítimas afirmaram que foram paradas por uma infração de trânsito e presos por não terem carteira de motorista válida nos Estados Unidos. “Ele pediu para que deixássemos nossos pertences dentro do carro e quando pegamos o veículo de volta tudo havia sumido”, denunciaram, salientando que foram deixados carteiras, dinheiro e outros itens.
O departamento de comunicação da prefeitura afirmou que uma outra denúncia foi feita contra Estrela, mas a vítima se negou a prestar queixa.
O policial foi acusado, também, de mentir para os investigadores, escondendo até os problemas financeiros que vinha enfrentando. Segundo o advogado do município, Peter Berry, Estrela estava precisando de dinheiro porque havia decretado falência pessoal em 2004.
