Política econômica de Donald Trump, imigração e cultura no ‘Globo Notícia Américas’

Por Gazeta News

Daniel Wiedemann, Mila Burns e Sandra Coutinho. Crédito: Globo/ Divulgação

[caption id="attachment_133785" align="alignleft" width="300"] Daniel Wiedemann, Mila Burns e Sandra Coutinho. Crédito: Globo/ Divulgação[/caption]

“A gente começa esse programa olhando para frente e, é claro, tentando descobrir como será 2017”, comenta Mila Burns na abertura do último ‘Globo Notícia Américas’ deste ano, que vai ao ar no domingo, dia 25. Marcado por umas das maiores surpresas da história política dos Estados Unidos, 2016 chega ao fim e esta edição especial do programa é inteiramente dedicada ao debate sobre o novo governo do presidente-eleito Donald Trump, a questão imigratória nos Estados Unidos e os destaques no âmbito cultural para o próximo ano.

Contrariando as pesquisas que indicavam vitória da democrata Hillary Clinton, o republicano Donald Trump venceu as eleições presidenciais com margem. Trump toma posse no dia 20 de janeiro e já tem seu gabinete quase definido, precisando apenas da confirmação do senado. Mas suas escolhas vêm polarizando a opinião pública. Entre os indicados, estão o empresário Rex Tillerson, CEO do petrolífero ExxonMobil, escolhido para o cargo de secretário de Estado. Scott Prut, apontado para cuidar da Agência de Proteção ao Meio Ambiente, não acredita que ações humanas tiveram impacto sobre as mudanças climáticas. Já Andrew Puzder, indicado para a Secretaria de Trabalho, é defensor da desregulamentação trabalhista e crítico da reforma do seguro médico. O que essas decisões dizem e como deve ser o primeiro ano do governo Trump entram em debate na entrevista de Mila Burns com a correspondente da Globo, Sandra Coutinho e com Daniel Wiedemann, chefe de redação da Globo em Nova York.

A questão imigratória também foi um ponto amplamente abordado por Trump durante sua campanha eleitoral, com promessas como a de construir um muro na fronteira entre os EUA e México e a deportação de imigrantes em situação irregular no país. A advogada MichelleViana e a ativista política Ana Oliveira comentam como ficam essas questões, o que pode mudar dentro das atuais normas e os direitos de quem vive no país.

Para encerrar com um clima mais leve, o programa apresenta também dicas culturais para 2017, listadas pela correspondente da GloboNews Candice Feio, que durante o encontro anuncia novas exposições e tendências, como a do teatro imersivo, que conquistou o seu espaço com o sucesso da peça “Sleep No More”, em Nova York. Se tratam de montagens que fogem do padrão tradicional e se confundem com instalações performáticas, onde o espectador é inserido na história.

O ‘Globo Notícia Américas’ vai ao ar no canal internacional da Globo neste domingo, dia 25, às 16h25, horário de Nova York.