Políticos americanos aproximam-se da comunidade brasileira

Por Gazeta Admininstrator

Os brasileiros de Deerfield Beach estão cansados de ser “invisíveis” aos o-
lhos dos políticos locais. A afirmação é de Darren Covar, co-fundador da recém-criada Coalizão Brasil-Estados Unidos.

Covar diz que, embora nem todos os brasileiros votem, eles trabalharão como voluntários nas campanhas dos candidatos, fazendo propaganda boca-a-boca e indo às ruas com cartazes.

Para integrar-se à mobilização da comunidade brasileira, candidados a prefeito e a vereador, em Deerfield Beach, participaram, no dia 8 de fevereiro, na Igreja Católica Brasileira, em Pompano Beach, de encontro com o objetivo de aproximar a comunidade brasileira do universo político local. O evento apresentou um debate no qual os participantes puderam fazer perguntas aos candidatos sobre os temas de seu interesse.

O debate foi organizado pelo grupo Coalizão Brasil-Estados Unidos, que surge com o intuito de ajudar os membros da comunidade brasileira a resolverem os pro-blemas decorrentes da vida em uma terra estrangeira.

Segundo Covar, nas últimas eleições, em novembro, 30 brasileiros trabalharam como voluntários no apoio aos seus candidatos. “Para as eleições de março, já temos 40 brasileiros voluntários, que estarão vestindo camisas do Brasil, a fim de que sejam identificados como comunidade atuante”, diz Covar.

Os dirigentes da Coalizão divulgaram uma carta-aberta, voltada à comunidade brasileira, solicitando apoio ao evento e mostrando a importância da participação de cidadãos e empresários. “Os vereadores e prefeito têm uma importância e influência muito grandes na vida da população local, assim como das empresas, e encorajamos todos os cidadãos, empresários e a mídia brasileira que compareçam e deem suporte a esse evento”, diz o documento.

As cidades de Deerfield Beach e Pompano Beach são as que têm a maior concentração de brasileiros no Sul da Flórida e reúnem, também, o maior número de estabelecimentos comerciais brasileiros, marcando uma forte presença empresa-rial, diante das demais nacionalidades.

Deveres e funções dos vereadores
Cada vereador (City Commissioner) trabalha como parte de um determinado comitê, e ouve os problemas e re-quisições dos cidadãos e empresários. Estatística divulgada pela Coalizão mostra que na cidade de Deerfield, em torno de 45% das empresas são de propriedade de brasileiros.
Uma solicitação típica feita aos vereadores, é a de proprietários de restaurantes requerendo autorização para ampliar e por mesas do lado de fora de seus restaurantes.

Os vereadores também são responsáveis por criarem leis municipais. Como exemplo, na cidade de Deerfield, onde é proibida a venda de bebida alcoólica após as 2:00 da madrugada, e a polícia trabalha a serviço da cidade para que a lei seja cumprida. Outro exemplo é a lei que determina a quantidade máxima de pessoas que podem residir em uma mesma casa.

Prefeito & gerente municipal
Na maioria dos casos, o prefeito (Mayor), é escolhido através das eleições municipais, e o Gerente municipal (City Manager) é contratado pelo prefeito para administrar a cidade.

Algumas cidades têm o Prefeito e/ou o Gerente Municipal. Poucas cidades realmente têm os dois.

O poder associado a estas posições pode variar de cidade para cidade. Normalmente, o Prefeito e/ou o Gerente Municipal vai encabeçar cada um dos diferentes comitês.

O Gerente-Geral de Coconut Creek, por exemplo, tem a sua própria polícia municipal. Neste caso, o Gerente Municipal é responsável pela contratação do Chefe de Policia. (Chief of Police)

Nas cidades onde existe o BSO (Broward Sheriff Office) como serviço policial, (Pompano Beach e Deerfield Beach), o gerente municipal e/ou o prefeito têm sua influência, mas o Sheriff é quem tem a responsabilidade final de nomear o Chefe de policia (Cheif of Police) da cidade.

O Sheriff Al Lamberti, é o atual She-riff do Condado de Broward, e participou de evento para conhecer a comunidade brasileira, em outubro de 2008.