População está dirigindo cada vez menos

Por Gazeta News

Em 60 anos, os norte-americanos passaram a dirigir mais a cada ano. Entretanto, na última década, essa constatação foi inversa. O número de quilômetros rodados, tanto total quanto per capita, começou a cair, segundo um relatório publicado pela U.S. PIRG, organização sem fins lucrativos.

Em períodos de recessão, as pessoas costumam dirigir menos, já que o número de trabalhadores é menor e a maioria quer economizar. Mas o relatório mostra que as mudanças começaram antes da crise e parecem ser parte de uma transformação estrutural que está fortemente enraizada em mudanças demográficas, especialmente entre os mais jovens. Motivos Os jovens são menos propensos a dirigir – e a ter carteiras de motorista – que as gerações passadas, conforme pesquisa de Michael Sivak, do Instituto de Pesquisa em Transporte da Universidade de Michigan. Outro motivo seria o avanço da internet, segundo Sivak, o que diminui a necessidade de contato real entre os jovens.

Os “baby boomers” – geração nascida nos anos 50 – também estão envelhecendo e saindo da força de trabalho diária, precisando se locomover menos. Se o declínio continuar, segundo o relatório, nos anos de 2040, dirigir ficará abaixo de seu número em 2007, apesar da estimativa de um crescimento populacional de 21%.