População imigrante garante centenas de milhões à economia da Flórida

Por Gazeta News

protesto miami dade foto AMANDA RABINES WLRN site
[caption id="attachment_138392" align="alignleft" width="286"] Imigrantes protestam contra o prefeito de Miami Dade, Carlos Gimenez. Foto: Amanda Rabines / WLRN[/caption]

Imigrantes indocumentados contribuem $437 milhões para a economia do sul da Flórida, de acordo com um novo relatório divulgado pelo Instituto de Pesquisa da Florida International University, sobre Política Social e Econômica.

O instituto da FIU baseou seus cálculos a partir de novas estimativas sobre a população imigrante indocumentada feita pelo Pew Research Center, que levantou dados sobre taxas efetivas de imposto sobre vendas, propriedade e renda pagos por famílias de baixa e média renda nos estados,como relatado pelo Institute on Taxation and Economic Policy (Instituto de Tributação e Política Econômica).

O relatório da FIU foi feito com o objetivo de aumentar a consciência pública sobre as contribuições dos imigrantes indocumentados para as economias locais, segundo afirmou Ali Bustamante, autor do relatório e professor na FIU, após novas diretrizes nas últimas semanas do Department of Homeland Security intensificarem ações em busca de imigrantes indocumentados.

Ao mapear as principais áreas metropolitanas com maior população imigrante do país, o levantamento da Pew Research mostrou que, na Flórida, a área metropolitana de Miami-Fort Lauderdale-West Palm Beach tem 450 mil imigrantes indocumentados, com uma margem de erro de 30 mil, de acordo com um relatório do Pew Research Center de fevereiro, com base em uma amostra de dados de censo de 2014.

Com todas as mudanças e o risco de perder parte da população imigrante, a contribuição fiscal das cidades será afetada. Segundo Bustamante, “as receitas locais e estaduais são vulneráveis ??a mudanças econômicas, como a perda do turismo”.

De acordo com o relatório, imigrantes indocumentados têm gerado cerca de 7% a 8% das receitas fiscais do governo local. “Mas, considere a perda dessa contribuição, disse Bustamante. Esses impostos geralmente vão para apoiar serviços críticos na comunidade”, disse.

Em outras partes do estado, a perda de contribuições fiscais de imigrantes indocumentados também poderia ser significativa, como a área de Orlando, onde essa parcela da população contribui com $107 milhões de dólares, e a área de Tampa, que recebe $72,9 milhões de impostos de indocumentados.

No total, os 11 milhões de imigrantes indocumentados que atualmente vivem nos Estados Unidos pagaram $11,64 bilhões em impostos estaduais e locais desde 2013, de acordo com o Instituto de Tributação e Política Econômica.

Conceder status legal aos imigrantes indocumentados aumentaria as contribuições de impostos estaduais e locais em $ 2,1 bilhões por ano, diz o Instituto.

A administração Trump negou que tencione iniciar deportações em massa, mas as últimas ordens divulgadas, como a contratação de milhares de agentes de fiscalização adicionais, priorizando certos imigrantes para a remoção, acelerando as audiências de deportação e solicitando a aplicação da lei local para ajudar a realizar prisões.

"É importante que as autoridades locais considerem a perda subsequente de contribuições de impostos estaduais e locais de imigrantes indocumentados ao decidir se devem avançar os esforços de deportação em massa da administração Trump", afirmou Bustamante.

Com informações do Sun Sentinel.