População imigrante volta a crescer nos EUA, diz Census

Por Gazeta News

Depois de quase uma década de pouco crescimento, a população imigrante cresceu novamente em mais de um milhão no ano passado, devido à forte criação de emprego nos EUA e à crise econômica em outras partes do mundo.

Novos dados do governo mostram que havia 42,4 milhões de estrangeiros nos EUA no ano passado, ou 13,3% do total da população do país - a porcentagem mais elevada em 104 anos. Esse número está 1,04 milhão maior que em 2013, e representa aproximadamente o dobro do crescimento anual nos últimos anos. O acentuado aumento veio principalmente da Ásia.

A recuperação, que pode indicar um retorno ao nível de um forte crescimento de imigrantes que foi visto durante as duas décadas anteriores, vem no momento em que a imigração ilegal se tornou uma questão importante na campanha presidencial de 2016. Mas a imigração ilegal permanece relativamente baixa e provavelmente tem muito pouco a ver com esse aumento do último ano.

O mais provável, dizem os especialistas, é que mais estrangeiros estão ficando mais tempo no país, vendo maiores oportunidades em uma economia que gerou mais de 3 milhões de empregos em 2014.

“É um raio de esperança (para a economia) que a economia está trazendo mais imigrantes para os EUA”, disse William Frey, demógrafo da Brookings Institution que analisou os dados da American Community Survey do Census Bureau. Fonte: Tribune Washington Bureau.