Por dentro da produção de “Valerian and the City of the Thousand Planets”

Por JANA NASCIMENTO NAGASE

valerian-v-poster-full-highres

A aventura de ficção-científicaValerian and the City of the Thousand Planets (STX Entertainment)do extraordinário cineasta francês Luc Besson supre uma fantasia de sua infância. O longa é baseado na clássica saga de histórias em quadrinhos Valerian et Laureline, escrita por Jean-Claude Mézières e Pierre Christin, publicadas 50 anos atrás. E foi o próprio diretor quem escreveu o roteiro.

O longa acompanha Valerian, um agente viajante do tempo e do espaço, que luta ao lado da parceira Laureline, por quem é apaixonado, em defesa da Terra e seus planetas aliados, que são sempre atacados por bandidos intergaláticos. Quando chegam ao planeta Alpha, eles precisarão acabar com uma operação comandada por grandes forças que deseja destruir os sonhos e as vidas dos dezessete milhões de habitantes do planeta.

Luc Besson tem seu próprio estúdio, faz regularmente filmes que são considerados de origem francesa por causa da sua nacionalidade, mas falados em Inglês para o mercado mundial. Como escritor, diretor e produtor já fez alguns títulos que foram sucesso de bilheterias e marcaram décadas como La Femme Nikita de 1990, Léon: The Professional de 1994, The Fifth Element de 1997, The Transporter de 2002, a série de filmes com o ator Liam Neeson, Taken, e Lucy de 2014 com a atriz Scarlett Johansson.

O filme é muito colorido e bem refinado visualmente. Luc trabalhou por anos para realizá-lo e, graças ao avanço da tecnologia, foi possível dar vida a ele. Ele contratou 10 designers gráficos, que "muito devagar", trabalharam separadamente no desenvolvimento das personagens, do mundo, dos planetas. “Eles só tinham contato comigo, uma vez por semana, via Skype, porque eu queria que a criatividade fosse totalmente sem fronteiras e interferências. Eu queria que eles fizessem a coisa mais estranha e bizarra possível," disse Luc durante a coletiva de imprensa que aconteceu semanas atrás em Beverly Hills.

[caption id="attachment_149463" align="alignleft" width="225"] Jana Nagase com o diretor Luc Besson.[/caption]

Com mais de 6 mil desenhos, Luc contou: "eu comecei a montar o quebra-cabeça, a pensar nos atores. Porque eu queria este sabor, com essas pessoas contando a verdadeira história deste casal no espaço. Algo real em um mundo que não era." Luc escalou Dane DeHaan e Cara Delevingne para interpretar Valerian e Laureline, respectivamente. Os atores Clive Owen e Ethan Hawke, e a cantora Rihanna também estão no elenco.

Ele também ficou trabalhando no roteiro por muitos meses até que assistiu a Avatar de 2009 do diretor James Cameron e comentou “Eu vim para casa e joguei meu roteiro no lixo e comecei de novo porque Avatar superou todos os limites. Filme incrível e eu não estava naquele nível. Então, graças a James Cameron, meu roteiro ficou melhor, minhas escolhas foram melhores, mas foi um longo trabalho todos os dias, pouco a pouco.”

Tem uma montagem no início no filme muito inteligente onde os primeiros encontros históricos dos cidadãos / astronautas de diferentes países, planetas e dimensões, editado com a música de David Bowie, ‘Space Oddity’. Nesse momento, descobrimos a estação espacial internacional originária da Terra que eventualmente cresceu e foram agregados tantas espaçonaves que se tornou um mundo eclético chamado Alpha ou a City of The Thousand Planets (A Cidade de Mil Planetas, em português).

Em suma, com efeitos especiais de encher os olhos, a grande variedade de criaturas alienígenas e os cenários são tão impressionantes que valeria a pena assisti-lo mesmo com o som desligado. Há uma riqueza visual é fantástica e precisaria repetidas visualizações do filme para poder apreciá-las plenamente. #ValerianMovie