Por que os casais brigam? Dinheiro ou sexo?

Por Gazeta Admininstrator

HOMENS, MULHERES... E DINHEIRO

Quando se trata de dinheiro, homens e mulheres têm muito o que aprender. Essa foi a conclusão a que chegou uma pesquisa nacional realizada pela revista Money, entre mil pessoas – 500 maridos e 500 esposas.

Os resultados do estudo mostram que homens e mulheres podem não ser de planetas diferentes, mas muitos ainda funcionam em órbitas financeiras opostas. A vasta maioria dos casais ainda divide as atividades relacionadas às finanças da família de forma tradicional, com as mulheres cuidando do orçamento e das decisões diárias e os homens planejando e investindo em projetos de longo prazo.
Praticamente todos os pesquisados admitiram que o dinheiro é a causa de tensão em seus casamentos. Sete entre 10 confirmaram que o dinheiro é motivo de discussão entre o casal. Na verdade, o dinheiro causa mais discussões do que o sexo.

Dinheiro pode ser um tema complicado
Casais discutem mais sobre dinheiro do que sobre sexo, superando em alguns casos temas como problemas envolvendo filhos ou as divergências sobre quem vai jogar o lixo fora. Na média entre homens e mulheres, nada menos que 84% das pessoas que participaram da pesquisa realizada pela revista Money responderam que o dinheiro é a maior causa das tensões no casamento, e 13% delas disseram que brigam por causa de dinheiro várias vezes no mês. O motivo que mais gera briga entre casais, de acordo com a pesquisa são os desentendimentos sobre o que é prioridade financeira.

Mas não tanto assim...
Homens e mulheres dividem tarefas relacionadas ao orçamento de maneira muito tradicional. Os homens ainda tendem a encarar as coisas de maneira genérica, com planejamento de longo prazo, enquanto as mulheres têm mais habilidade para administrar as finanças do dia-a-dia. A divisão de sexos parece confirmar um dos mais enraizados estereótipos sobre homens e mulheres: homens caçam comida e mulheres cuidam da caverna.
Você acha que sabe o que a sua mulher quer em matéria financeira? Então é melhor ler isso...

Os homens simplesmente não entendem
Uma das maiores revelações da pesquisa é que homens e mulheres têm idéias radicalmente opostas sobre com o que os seus parceiros se preocupam. Maridos tendem a subestimar o quanto a mulher se importa com praticamente qualquer tema financeiro, desde poupança para a aposentadoria até liquidação do débito do cartão de crédito.
Apenas 45% dos homens entrevistados dizem que ter dinheiro guardado para uma emergência é muito importante para a esposa, enquanto 67% das mulheres consideram isso fundamental.
Resumindo, uma centena de anos após Freud, os homens ainda não sabem o que as mulheres querem.

Mulheres dão muito crédito aos homens
As mulheres estão muito mais perto de entender o que realmente importa para os homens. Elas tendem a dar crédito demais aos homens, acreditando que seus maridos se importam mais com a liquidação das dívidas, ou em economizar para fazer uma compra importante, do que os homens realmente se importam.

Quando as mulheres exageram, e quando não.
Mulheres profissionais agora contribuem com mais de um terço do típico orçamento familiar. Em um terço dos casais pesquisados elas são responsáveis também por sustentar pai, mãe e/ou irmão(s).
A pesquisa revelou que quase quatro entre cada 10 mulheres onde ela tem a principal fonte de renda, é ela também a responsável pelos investimentos do casal. Quando a mulher tem renda menor que a do marido, em apenas metade dos casos a mulher toma conta dos investimentos.
Inúmeros estudos respaldam a noção de que as mulheres não sentem-se confiantes acerca de suas habilidades financeiras como sentem-se os homens. De acordo com pesquisa recente publi-cada pela Merrill Lynch, 47% das mulheres e 30% dos homens sentem-se confortáveis assumin-
do riscos financeiros. Apenas 31% das esposas ouvidas na pesquisa feita pela revista Money consideram-se a grande tomadora de riscos financeiros, em comparação a 66% dos homens.
Não é que as mulheres sejam avessas a riscos. O fato, é que elas encaram uma série de sérios desafios financeiros que os homens não encaram.
Um deles é bastante óbvio: As mulheres ainda tendem a ser menos remuneradas profissionalmente do que os homens (cerca de $0,77 para cada $1 ganho pelos homens).
A economista da Universidade de Washington, Shelly Lundberg lembra ainda que as mulheres têm que lidar com a possibilidade de ter que criar os filhos sem a ajuda do marido, em caso de morte ou divórcio.
Mas as mulheres não só cedem o controle do poder financeiro para seus maridos, às vezes eles simplesmente tomam para si esse poder, porque ser o provedor faz parte da identidade masculina.
Administrar o dinheiro para prover o futuro da família parece uma extensão natural do papel do homem. Mas o desejo masculino de demonstrar competência com o dinheiro pode ir mais além. O psicólogo da Universidade do Texas David Buss concluiu que as mulheres das mais diversas culturas ao redor do mundo valorizam muito mais “boas possibilidades financeiras” no parceiro do que os homens valorizam nas mulheres.Não deixe o dinheiro ficar no mcaminho do seu casamento.

Dicas para ele... para ela... e para os dois!

Para ele:
- Parta do princípio que ela se preocupa. Sua esposa compartilha de seus objetivos financeiros e está tão comprometida com eles quanto você, mesmo quando ela parece não estar tão interessada.
- Seja direto. Quando falar sobre dinheiro não tente usar o “economês”, nem mostrar que sabe muito. Os jargões de economia, para muitas mulheres, são uma chatice. Focalize-se nos objetivos que vocês têm em comum, e só então discuta sobre os investimentos que podem ajudá-los a chegar lá, sugere a financista Mary Claire Allvine.
- Abra o jogo. A sua mulher pode não saber quanto rendeu o seu fundo de aposentadoria, mas você por acaso sabe quanto custam por semana as compras de supermercado, ou as roupas das crianças? Você não pode fazer uma economia realista e tomar decisões investimentos a menos que vocês dois saibam quanto dinheiro está entrando, quanto está saindo e quanto sobra, ou não.

Para ela:
- Posicione-se. Não parta do princípio que o seu marido é mais esperto ou inteligente do que você em matéria de finanças ou investimentos. Seja auto-confiante sobre suas habilidades de investimentos e não utilize o seu desconhecimento como uma desculpa para livrar-se da responsabilidade e da dor de cabeça de tomar conta das finanças junto com ele.
- Participe. Pelo menos saiba onde estão os papéis importantes para as finanças do casal, como apólices de seguro, financiamento do imóvel, etc., e a quantas o casal anda em termos de dinheiro, como por exemplo, qual é o saldo da conta de investimentos, e como o dinheiro está investido.
- Vá de vagar. Se o seu parceiro tem sido responsável pelas finanças da casa por muitos anos, vá tomando pé da situação aos poucos, diz a financista e advogada Violet Woodhouse. Por exemplo, da próxima vez que tiver que renovar o seguro do carro, faça uma pesquisa de preços no mercado e veja se alguma outra empresa está oferecendo preços melhores.

Para os dois:
- Focalize-se nos objetivos. Se você iniciar uma conversa com uma negativa, seu parceiro ou parceira apenas dará atenção às criticas, e a conversa muito possivelmente terminará em discussão.
- Detenha-se aos fatos. Dinheiro é um tema incrivelmente sensível. Evite discussões assegurando-se de que ambos sabem exatamente a quantas estão a conta bancária, a renda do casal e o patrimônio.
- Não tente ser o dono da verdade. Não coloque toda a sua energia em tentar convencer o seu parceiro de que você está certo sobre alguma coisa. “Tentar provar que o marido ou esposa está errado é a pior maneira. Ao invés disso, busque criar um plano que funcione para os dois”, diz o psicólogo Jonathan Rich, autor do livre O Guia dos Casais para o Amor e Dinheiro”.
Apesar de todas as diferenças, há algumas boas notícias: o problema parece estar mais relacionado a diferenças de percepções do que de objetivos entre homens e mulheres.
No final das contas, a pesquisa demonstra que o que homens e mulheres desejam é mais ou menos a mesma coisa. Eles simplesmente não se dão conta disso. Seja lá o que os filmes de Hollywood digam, a maioria dos grandes romances não é um caso de atração entre opostos. Na vida real, as pessoas casam-se com quem mantém objetivos em comum: família, casa, e um futuro tranqüilo em boa companhia.

Mano Calambichis e Rosana Santos “Acredito que sim, o dinheiro é motivo de desacordo. Não só o dinheiro, mas a também a falta de dinheiro é coisa que afeta, principalmente, em situações em que a mulher esteja se desenvolvendo financeira e profissionalmente mais do que o marido. Sexo também, pela falta dele, ou pela baixa freqüência, ocasionada algumas vezes pelo stress diário. A mulher tem muito mais tendência de ser multi-task do que o marido”- Rosana Santos– Empresária

No meu caso, acho que nem dinheiro nem sexo são motivo de brigas, mas entendo que para a maioria sim. Você vê isso todo dia na televisão, todas as coisas envolvem dinheiro e sexo. Nós crescemos assim, todos os livros, programas de televisão tratam disso. É parte da natureza humana” - Jeff Iorio – Carpinteiro

Suely Pereira e Paulo Pereira
“Dinheiro é mais motivo de briga. Porque sempre um gasta mais do que o outro, e sempre um põe a culpa no outro. Ele comenta que já notou que toda vez que a gente fala em dinheiro a gente briga”- Suely Pereira – Cabeleireira.