Por segurança na fronteira, EUA e México compartilharão informações

Por Gazeta News

US-Mexico_Border

Com o intuito de diminuir a violência em uma das fronteiras mais extensas e conflituosas do mundo, os governos dos Estados Unidos e do México reforçaram, no dia 23, sua cooperação limítrofe com um acordo para compartilhar informação em matéria de segurança.

“Nosso propósito é inibir e reduzir a violência na fronteira”, afirmou o secretário de governo do México, Miguel Ángel Osório Chong, após assinar o acordo com a secretária de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Janet Napolitano.

O Memorando de Entendimento sobre Comunicações Além das Fronteiras foi assinado em uma reunião realizada na ponte internacional que separa a cidade mexicana de Matamoros com a americana de Brownsville.

Napolitano chegou ao local citado para dar início a uma visita oficial de dois dias, encerrada no dia 24, na capital mexicana.

O acordo, que não teve detalhes especificados, cita que as autoridades de ambos os países compartilharão informação em uma rede de comunicações além das fronteiras para aprimorar as respostas dadas aos incidentes que são registrados em ambos os lados da linha limítrofe.

“Este acordo é histórico”, afirmou Osório Chong, em declarações aos jornalistas. “É um evento histórico que vazará (informação) a partir dos resultados, a partir de uma fronteira do século XXI mais segura”, finalizou o alto funcionário.

O acordo assinado entre os dois países vem à tona um mês depois que o Senado dos EUA aprovou um projeto de reforma imigratória que abre caminho à legalização dos imigrantes ilegais, mas, ao mesmo tempo, reforça drasticamente a vigilância na fronteira com o México.

A reforma, que passou à Câmara dos Representantes para sua aprovação, foi recebida no México com pedidos de uma “visão compartilhada” para abordar o tema migratório.