Por temer ataque da Al-Qaeda, EUA emitem alerta de viagem

Por Gazeta News

13set2012---imagem-mostra-fachada-do-predio-da-embaixada-dos-eua-em-manila-nas-filipinas-com-bandeira-americana-hasteada-a-meio-mastro-nesta-quinta-feira-13-em-sinal-de-luto-pela-morte-de-1347514327954_956x500

A sexta-feira, 2, amanheceu com um certo clima de tensão. O governo americano emitiu um alerta mundial de viagem para todos seus cidadãos, devido a uma ameaça não especificada da rede terrorista Al-Qaeda, segundo o Departamento de Estado. As informações são da agência “Reuters” e “EFE”.         

O alerta foi feito um dia depois de o Departamento de Estado dar instruções a várias de suas embaixadas no Oriente Médio para que fiquem fechadas no próximo domingo por causa de ameaças terroristas.

Também nesta sexta-feira, o presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados dos EUA, Ed Royce, disse que a Al-Qaeda parece estar por trás de uma ameaça que levou à decisão de fechar várias embaixadas dos EUA no domingo. "É o meu entendimento de que está ligado à Al-Qaeda e a ameaça emana pelo Oriente Médio e Ásia Central", disse o deputado em programa da emissora “CNN”.

Royce, um republicano, disse que ele e vários outros parlamentares reuniram-se há dois dias com o vice-presidente Joe Biden para falar sobre a ameaça. "Como você sabe, vamos tomar todas as medidas necessárias para proteger nosso pessoal no exterior. Quando temos uma indicação de ameaça, nós levamos isso a sério".

O Departamento de Estado americano disse, no dia 1º, que as embaixadas americanas, que normalmente estariam abertas no domingo - incluindo as de Abu Dhabi, Bagdá e Cairo - , ficarão fechadas por causa de preocupações de segurança que não foram especificadas.

Segundo a “CBS News”, o fechamento das embaixadas está vinculado a informações dos EUA sobre uma trama da Al-Qaeda contra postos diplomáticos americanos nos países muçulmanos do Oriente Médio e em outros lugares.