O Brasil é um dos países com maior custo por minuto de ligações de celulares, aponta um levantamento da União Internacional de Telecomunicações (UIT). A metodologia usada pelo órgão foi questionada pelo sindicato que reúne as operadoras do país, o Sinditelebrasil, no dia 24.
O levantamento da UIT, que analisou 166 países, afirma que o custo do minuto para ligações de celular em horário de pico e dentro da rede da mesma operadora no Brasil é de 0,53 dólar por minuto, acima da maior parte dos países analisados, com exceção de França e Grécia (0,54 dólar), Irlanda (0,60 dólar) e Suíça (0,65 dólar). Os números correspondem a 2013. Fora da rede, ou seja, nas ligações para outras operadoras, os preços adotados no Brasil são mais altos, ficando em 0,55 dólar. O país, nesse caso, fica atrás apenas de Irlanda (0,60 dólar) e Suíça (0,65 dólar).
Entretanto, segundo o Sinditelebrasil, a pesquisa está distorcida, por considerar apenas o preço-teto do minuto da telefonia móvel homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com o sindicato, o preço médio por minuto do celular no Brasil é de cerca de 0,07 dólar.
Banda larga
Por outro lado, o preço médio da assinatura residencial mensal da banda larga fixa no Brasil está entre os mais baratos, em 13,82 dólares por 1 Mbit/s (megabit por segundo, de acordo com a UIT.