Possibilidade de “guerra nuclear” entre EUA e Coreia do Norte causa tensão

Por Gazeta News

O embaixador da Coreia do Norte nas Nações Unidas (ONU), Kim In Ryong, alertou esta semana para o risco de uma “guerra nuclear” na península coreana, que vem presenciando uma escalada na tensão nas últimas semanas.

Segundo o diplomata, os Estados Unidos estão “perturbando a paz e a estabilidade globais, insistindo em uma lógica de gângster”.

Recentemente, Washington deslocou um porta-aviões e navios antimísseis para a região e prometeu agir unilateralmente caso Pyongyang continue realizando testes nucleares e balísticos.

As declarações do embaixador foram dadas poucas horas depois da visita do vice-presidente dos EUA, Mike Pence, à zona desmilitarizada na fronteira entre a Coreia do Sul e a do Norte, parada que não estava prevista na agenda de sua viagem de 10 dias pela Ásia.

Os recentes bombardeios norte-americanos na Síria e no Afeganistão aumentaram os temores na Ásia de que o país possa também golpear o regime de Kim Jong-un, que já prometeu “reagir” a eventuais “agressões” de Washington.

Durante a apresentação do coral estatal no último domingo, 16, em cerimônia pelo 105º aniversário do avô do líder Kim Jong-un, o telão atrás do espetáculo mostrou o lançamento de mísseis que atravessam o mundo até atingirem uma cidade americana não identificada. É possível ver a bandeira americana em meio a chamas com um cemitério em segundo plano.