Pré-candidatos republicanos trocam farpas sobre imigração

Por Gazeta Admininstrator

Os pré-candidatos republicanos realizaram nesta quarta-feira um duro debate envolvendo a imigração ilegal nos Estados Unidos, com o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani acusando o adversário Mitt Romney de empregar imigrantes ilegais em casa.

"O senhor teve imigrantes ilegais trabalhando em sua mansão. Não é verdade?" - perguntou Giuliani a Romney, ex-governador de Massachusetts, durante um debate organizado pela rede de televisão CNN.

"Não, para nada!" - respondeu Romney, que tinha acusado Giuliani de ter convertido a cidade de Nova York em um "santuário" para imigrantes ilegais.

A apenas 35 dias do início das primárias em Iowa, o tema da imigração esquentou os ânimos entre os candidatos à indicação republicana para as eleições presidenciais de novembro de 2008.

A maioria dos pré-candidatos se mostrou inflexível em relação aos imigrantes ilegais, mas o senador pelo Arizona John McCain acusou seus adversários de demagogia em relação ao problema.

O ex-governador do Arkansas Mike Huckabee também foi menos rigoroso sobre o assunto, ao admitir que apóia bolsas de estudo para filhos de imigrantes ilegais: "Nosso país não pode castigar crianças por delitos que seus pais cometeram".

O Congresso fracassou em duas tentativas, nos dois últimos anos, de aprovar uma reforma migratória nos Estados Unidos, devido à oposição do setor mais radical dos republicanos. O presidente George W. Bush apoiava a iniciativa.