Preço da gasolina na Califórnia atinge recorde

Por Gazeta News

california gas

O preço da gasolina na Califórnia atingiu recordes, aumentando 50 centavos em somente uma semana. Mas especialistas dizem que esses preços não devem se espalhar pelo resto do país, conforme a "CNN Money".

O preço médio de um galão de gasolina na Califórnia chegou a $4,67 dólares no dia 8, de acordo com o AAA. No dia 1º, estava a $4,17 dólares, mas seguiu aumentando desde então. O pior foi um aumento de 17 centavos no dia 5, seguido por um aumento de 13 centavos no dia seguinte.

No domingo, reguladores ambientais da Califórnia, agindo a pedido do governador Jerry Brown, permitiram que as refinarias comecem a fazer uma mistura mais barata no inverno o mais breve possível - um movimento que poderia resolver a escassez da mistura mais cara de verão, que provocou a alta do preço. Normalmente, a produção da mistura do inverso só começaria até o final de outubro.

A maioria do país faz essa transição das misturas de verão mais limpas de gasolina para as misturas mais baratas de inverno em 15 de setembro. A Califórnia, com temperaturas médias mais quentes e o país com regras mais rigorosas contra a poluição do ar, faz a transição somente seis semanas depois. A gasolina mais limpa é usada no verão contra a poluição que acompanham as temperaturas mais quentes.

A transição pode muitas vezes causar escassez da mistura de verão e um aumento temporário dos preços. Refinarias e estações não querem ter um inventário do gasolina mais caro quando é hora de começar a vender mais barato.

Mas Tom Kloza, analista chefe do Oil Price Information Service, disse que os preços devem ainda alcançar um topo de $4,75 dólares o galão, e devem começar a baixar depois.

Enquanto isso, os preços de gasolina permaneceram relativamente estáveis no resto do país. A média nacional para um galão de gasolina regular tem mantido uma média entre $3,78 e $ 3,82 dólares durante as últimas semanas.