Preço de petróleo bate recorde de 2 meses

Por Gazeta Admininstrator

Analistas dizem que há escassez de refinarias no mundo
O preço do petróleo nos Estados Unidos chegou ao preço mais alto dos últimos dois meses, impulsionado pela grande demanda por gasolina no início do verão no país, quando as pessoas saem em férias com seus carros.
Segundo analistas, a preocupação com o número de refinarias de petróleo no mundo, que seria não suficiente para cobrir as necessidades, também pressionou os preços.

Na sexta-feira a cotação do petróleo cru leve abriu em alta, chegando a US$ 56,70, e o preço do Brent cru subiu US$ 0,21.

Na quarta-feira, os países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) aprovaram um aumento de produção diária de 500 mil barris, mas já alertaram para o problema da falta de refinarias.

Escassez

O ministro do Petróleo da Arábia Saudita, Ali Al-Naimi, alertou que, sem novas refinarias, vai continuar a escassez de produtos de petróleo.

Segundo analistas, o número de refinarias de petróleo é insuficiente no mundo e nos Estados Unidos, onde desde 1976 novas não são construídas.

Essa escassez deve ajudar a manter os preços altos.

O aumento da demanda mundial por petróleo tem sido liderado pela rápida expansão da economia na China, além da alta demanda nos Estados Unidos.