Preços no atacado nos EUA sobem 0,5% em março, com alta da gasolina.

Por Gazeta Admininstrator

O PPI (sigla em inglês para índice de preços no atacado) nos EUA subiu 0,5% em março - maior alta desde dezembro, quando havia subido 0,8% - devido à elevação nos preços da gasolina, informou o Departamento do Trabalho dos EUA.

Em fevereiro, o PPI havia apresentado queda de 1,4%. Os preços da gasolina no atacado nos EUA subiram 9,1% no mês passado - maior alta em um mês desde novembro de 2004.Os preços da energia subiram 1,8% no mês passado. Os preços do gás natural tiveram queda de 0,5%, os do combustível para calefação, de 3,6%, e os da energia elétrica, de 0,7%. A gasolina foi, assim, a grande responsável pelo aumento dos preços da energia. Já os preços dos alimentos tiveram alta de 0,5%, depois de terem apresentado recuo de 2,7% em fevereiro. O destaque foram os preços dos ovos, que tiveram alta de 29,2%, maior alta para um mês desde setembro do ano passado.

O núcleo da inflação - que exclui os preços de energia e alimentos - teve alta de 0,1%, refletindo principalmente o aumento de 0,4% nos preços dos carros novos. O núcleo dos preços acumula agora alta de 1,7% nos últimos 12 meses - índice considerado moderado pelos analistas.

Gasolina e petróleo
Com o petróleo prestes a atingir a marca dos US$ 71 - e com sinais de que deve continuar a subir no médio prazo - a inflação nos EUA deve apresentar novas altas. O petróleo sobe devido às preocupações de investidores com a crise nuclear do Irã, que pode provocar efeitos no fornecimento mundial da commodity e à produção baixa na Nigéria, devido aos ataques de grupos armados às instalações petrolíferas nos últimos meses.

A queda nos estoques de gasolina dos EUA também deve continuar a afetar os preços do combustível no país. As reservas americanas de gasolina vêm caindo devido a efeitos sazonais tanto de prazo mais curto (como o fechamento temporário das refinarias do país para manutenção)como que prazo mais longo(como os efeitos, ainda não de todos compensados, da destruição causada pelo furacão Katrina, no ano passado). Mesmo que estivesse operando em plena capacidade, as refinarias americanas ainda enfrentariam problemas para abastecer o mercado doméstico, com o aumento de demanda esperado para a temporada de verão no país (inverno no Brasil).

Fed
O Federal Reserve (Fed, o BC americano) tem elevado sua taxa de juros desde junho de 2004 para conter a disparada da inflação. O ciclo de altas já fez os juros do banco passarem de 1% quando começou para os atuais 4,75% - foram 15 aumentos consecutivos desde então.

Para a próxima reunião de política monetária do banco, programada para maio, a expectativa dos analistas é de um novo aumento de 0,25 ponto percentual. Os aumentos devem se estender por mais alguns meses, segundo analistas, devido à atual alta de preços da gasolina -que deve continuar a afetar os preços dos combustíveis e pode ainda afetar preços de outras categorias de produtos.