Prefeito de Miami visita área de Zika e é confrontado por manifestantes

Por Gazeta News

[caption id="attachment_122300" align="alignleft" width="300"] A área de Wynwood é considerada de alto risco de proliferação do mosquito que transmite o Zika vírus no Sul da Flórida.[/caption]

A área mais afetada pelo Zika vírus na Flórida, Wynwood, ficou tumultuada no sábado, 13. O prefeito de Miami,Tomas Regalado, visitou o local e se deparou com manifestantes que questionavam o uso de um tipo de pesticida proibido na União Europeia e que está sendo pulverizado pelo bairro.

A multidão reclama preocupada por se tratar de um produto altamente tóxico, alega que há casos de moradores do centro de Miami que sentiram irritação nos olhos logo após a pulverização e, com isso, teme o aparecimento de outros problemas de saúde por causa do "veneno".

A Agência de Proteção Ambiental e o Centro de Controle de Prevenção de Doenças não aprovaram o uso do Nalede e citam estudos que ligam o pesticida a problemas neurológicos. Eles exigem que os funcionários considerem outras opções para conter a propagação do Zika vírus e criaram uma petição online com o intuito de interromper a pulverização das áreas de risco com esse tipo de pesticida.

Segundo o especialista Josh Bloom, do Conselho Americano de Ciência e Saúde, o pesticida Nalede "é um veneno muito bom que mata ao provocar curto-circuito no sistema nervoso dos mosquitos, mas também atinge tudo o que tem vida", escreveu em um artigo recente.

Entre os manifestantes, um homem com uma máscara segurava uma placa escrito "parem de nos envenenar" e a imagem do governador Rick Scott. Outros cartazes questionavam: "O que você está realmente matando com o Nalede?".

Como Wynwood é uma área de fábricas, Regalado foi ao local visitar empresas que estão sofrendo com as notícias de que o Zika vírus está  se espalhando rapidamente pelo bairro e por toda a cidade. Era aguardada também a visita do prefeito de Miami-Dade, Carlos Gimenez, porém, ele não compareceu.

O número de pacientes infectados localmente pelo Zika vírus atingiu 25 na sexta, dia 12.

Fonte: Local10