Prefeito de São Paulo é premiado em Nova York

Por Gazeta News

Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, recebeu, no dia 5, em Nova York, o prêmio International Scenic Visionary após o lançamento do documentário “This Space Available”.

O filme, que faz parte do festival DOC NYC, mostra a luta das pessoas em todo o mundo contra a poluição visual nos espaços públicos.

Dirigido por Gwenaëlle Gobé e produzido por Marc Gobé, o filme foi, segundo o diretor, inspirado de muitas formas na lei Cidade Limpa, aprovado por Kassab em 2006, que proibiu a colocação de outdoors na cidade de São Paulo.

“A lei Cidade Limpa surgiu de uma necessidade de combater a poluição. Nós decidimos que deveríamos começar a combater a poluição com o setor mais visível, a poluição visual”, disse o prefeito. Quase que da noite para o dia, residentes e visitantes acordaram e descobriram uma nova São Paulo, que por muito tempo ficou escondida pelos outdoors de publicidade.

A lei foi saudada pelo escritor Roberto Pompeu de Toledo como “uma rara vitória do interesse público sobre o privado, da ordem sobre a desordem, estética dobre feiura, limpeza sobre lixo”. Cinco anos depois, pesquisas mostram que a população, os donos de negócios e até as agências de publicidade aprovam a lei. Augusto Moya, diretor criativo da agência DDBBrasil, disse que “como cidadão, eu penso que as gerações futuras irão agradecer a atual administração por esta proibição”.

Mary Tracy, presidente da Scenic America, disse que está feliz em oferecer o primeiro prêmio para o prefeito Kassab. “Seus esforços para acabar com a poluição visual de São Paulo devem ser premiados”, disse. O prêmio foi recebido por Paulo Uchoa, do Consulado do Brasil em Nova York.