Depois que a polícia de Fort Lauderdale prendeu pela segunda vez o veterano Arnold Abbott, de 90 anos, por alimentar homeless na rua, milhares de e-mails e telefonemas de todo o país e do mundo inundaram a prefeitura.
Desde o dia 3, o prefeito de Fort Lauderdale Jack Seiler recebeu milhares de críticas depois da prisão de Abbott e dois pastores, no dia 2, por violar uma nova lei que faz com alimentar homeless em público seja crime. O ativista foi preso novamente no dia 5.
O prefeito confirmou que a atenção nacional e internacional tem sido negativa, mas disse no dia 5 que ele acredita que a população de Fort Lauderdale concorda com a nova lei.
De acordo com o prefeito, a nova lei, que foi apoiada pela Câmara do Comércio, tem como alvo ajudar os sem-teto e não tirar a comida da boca deles. Ele disse que dar comida a sem teto em público acaba incentivando que eles continuem nas ruas e sem procurar ajuda das igrejas e do governo.
Porém Abbott, que dedica os últimos 23 anos de sua vida à alimentação de homeless através da fundação Lova Thy Neighbor em Fort Lauderdale, disse que ouviu o mesmo argumento do prefeito anterior, Jim Naugle. Ele disse que a ideia do prefeito que há serviços suficientes para alimentar e ajudar os homeless da cidade contradiz a realidade.
“O que a cidade está fazendo ao cortar nossos serviços é simples: irá forçar que os sem teto voltem a catar comida no lixo novamente”, disse Abbott. “Eles vão roubar – é isso que o prefeito os está forçando a fazer”.
Se Abbott for considerado culpado por obstruir a lei da cidade, corre o risco de ser multado em $500 dólares e passar um tempo na prisão.
Abbott está sendo acusado juntamente com dois pastores da Igreja Santuário, que prepara centenas de refeições para repartir toda semana em sua cozinha, enquanto os espectadores gritaram aos oficiais “que vergonha!”.
No dia 2, quando ocorreu a primeira prisão, policiais foram mais agressivos. Aproximadamente seis policiais demandaram que ele largasse o prato e os acompanhasse. “Um policial se aproximou e disse: ‘Largue esse prato agora’, como se eu estivesse carregando uma arma”, afirmou Abbott. “Estes são os mais pobres entre os pobres, que não têm nada, eles não têm um teto sobre suas cabeças. Como você vai mandá-los embora?”
De acordo com o NY Daily News, os policiais jogaram a comida no lixo quando havia uma fila cheia de pessoas esperando para comer.
Na prisão do dia 5, Abbott disse que pelo menos dessa vez os policiais deixaram que ele terminasse de servir a comida para leva-lo.
Em 1999, o Sr. Abbott processou a cidade de Fort Lauderdale depois que ele foi impedido de alimentar os sem-teto na praia, e o tribunal considerou que a regra era contra a Constituição. A nova lei - que deve entrar em vigor em Seattle, Los Angeles, Phoenix, Dallas e Philadelphia - foi aprovada na semana passada.
Abbott planeja processar a cidade novamente e pretende continuar o seu ato de bom coração.