Prejuízo causado por Isaac pode atingir $ 1,5 bi de dólares

Por Gazeta News

isaac

A passagem do furacão Isaac pelos Estados Unidos deve causar prejuízos que irão de $500 milhões a $1,5 bilhão de dólares, segundo cálculos da empresa de avaliação de desastres Eqecat.

De acordo com Tom Larsen, vice-presidente da companhia, o cálculo refere-se a eventuais queixas de detentores de apólices de seguro. As estimativas da Eqecat são observadas com atenção pela indústria de seguros nos EUA.

A avaliação é modesta se comparada com outras tempestades a atingirem a costa norte-americana do Golfo do México, especialmente em relação ao furacão Katrina, que, além de quase duas mil mortes, causou prejuízo de $41,1 bilhões de dólares. As informações são da Dow Jones.

Furacão

O furacão Isaac, considerado de categoria 1, teve sua intensidade ligeiramente reduzida no dia 29, conforme se movia lentamente avançando pelo território dos Estados Unidos, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) do país.

O Isaac tocou a terra, um dia antes, no sudeste da Louisiana, que se encontra em estado de emergência, a uma velocidade de 128 km/h.

A tempestade tropical Isaac se fortaleceu e virou um furacão de categoria 1 perto da costa sul dos Estados Unidos nesta terça, enquanto rumava em direção à terra firme.

Por volta das 10h no horário local, o centro do furacão estava a 8 km a leste da cidade de Houma, e cerca de 80 km de Nova Orleans.

O Isaac se move na direção nordeste a cerca de 9 km/h, com ventos máximos sustentados de 120 km/h, o que leva a crer que seu centro permanecerá sobre a Louisiana até o dia 30.

De acordo com o serviço meteorológico, é registrado um aumento do nível do mar de três metros em algumas áreas da Louisiana, e advertiu que as fortes chuvas podem provocar "inundações significativas em áreas baixas" da Louisiana, no sul do Mississippi e no sudoeste do Alabama.