Prepare-se: vai começar a temporada de furacões.

Por Gazeta Admininstrator

A Administração Nacional de Oceanografia e Atmosfera (NOAA) prevê para esta temporada de furacões mais de 15 tempestades para o Sul da Flórida. Por este motivo, a Keyes Company elaborou um programa com orientações objetivas para que a população da região previna-se contra os danos causados pelos furacões.

André Hammann, agente imobiliário associado à Keyes Company observa que o furacão Wilma pegou muitas pessoas desprevenidas no Sul da Flórida, e alerta que a experiência deve servir de ajuda para que os moradores da região preparem-se melhor para a temporada de furacões que começa em junho e estende-se até novembro. “Dirigindo pela grande Miami, eu não pude deixar de notar que muitas casas ainda têm muitos reparos a serem feitos, especialmente no telhado, o que significa que muitas casas ainda não estão preparadas para enfrentar mais uma violenta temporada de furacões da região”, comenta Hammann.

Ele relaciona uma série de medidas a serem tomadas a fim de melhor proteger pessoas e imóveis:

• Fale com o seu município e descubra se a sua casa atende aos requisitos determinados pelo Código de Construção para enfrentar ventos fortes. Está provado que casas que atendem ou excedem os requisitos do Código de construção vigentes estão melhor preparadas para agüentar violentas tempestades.

• Mantenha árvores e arbustos sempre bem podados. Retire os galhos e árvores que podem cair e atigir a sua casa.

• Remova do entorno de sua propriedade tudo o que possa ser carregado pelo vento, ser arrastado contra a sua casa e causar sérios danos.

Se você está remodelando ou construindo, deve considerar dentre muitos outros, os pontos a seguir:

• Se as janelas de sua casa são velhas e não são resistentes a impacto você deve considerar substituí-las por janelas a “prova de furacões”, que têm maior chance de resistir a uma tempestade violenta. Se você não planeja substituir o conjunto de janelas, considere instalar venesianas resistentes a impacto para evitar que escombros jogados pelo vento acabem dentro de sua casa.

• Portas também são vulneráveis a estragos provocados por vendavais, especialmente portas de vidro. Assegure-se de que estas sejam bem protegidas e veja se as armações das portas estão seguramente presas aos moldes das paredes.

• Se você está trocando as portas de sua casa, ou construindo uma casa nova considere instalar sistemas de portas resistentes a impacto. Se você não planeja mudar as portas, um meio eficiente, mas temporário de prevenir estragos, é cobrir as portas com venesianas resistentes a impacto.

• Portas de garagem, por causa de seu tamanho, estão muito mais suscetíveis a estragos do que os outros sistemas de portas.

Considere chamar um inspetor qualificado para determinar se a porta e o sistema de abertura podem resistir a ventos fortes e, se for necessário, substitua por um sistema mais forte. Você também deve contactar os fabricantes das portas para recomendações sobre centros de apoios temporários que podem ser facilmente instalados quando um furacão se aproxime.

Os telhados são um grande problema. Quando substituir ou consertar um telhado, seu empreiteiro deve entre outras coisas:

• Assegurar-se de que que as vigas estão seguramente ligadas às paredes.

• Trocar por novos painéis todos os painéis de base do telhado que se encontrem danificados.

• Reamarrar/pregar os painéis de base existentes seguindo as recomendações e requisitos do Código de Construção atual.

• Instalar uma cobertura de telhado projetada para resistir a fortes ventos.

• Selar todos os painéis de base do telhado com material apropriado, para fornecer uma proteção extra contra a infiltração de água.

• Para ser capaz de resistir a ventos fortes e à alta pressão, o telhado deve ser ancorado e amarrado às paredes com tiras e presilha de metal.

Hammann observa que tais medidas não tornam o imóvel à prova de furacões, mas que são fundamentais como medidas preventivas de reforço à segurança. “Todas estas medidas não farão sua casa à prova de furacões nem garantirão a sua segurança, mas certamente vão aumentar as chances de você, a sua família e sua propriedade sobreviverem a uma tempestade forte. Outro aspecto muito importante, é acompanhar sempre a previsão do tempo e as notícias para estar ciente da dimensão do perigo que você está encarando, e obedecer às ordens de evacuação das autoridades locais,” conclui Hammann.