Presa família mineira acusada de financiar imigração ilegal para os EUA

Por Gazeta Admininstrator

Uma operação conjunta envolvendo homens da Polícia Civil de São Paulo e patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal de Brasília e Mato Grosso prenderam na manhã desta terça-feira quatro pessoas da mesma família em Governador Valadares, na região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. Os quatro são acusados de pertencerem a uma quadrilha de imigração ilegal para os Estados Unidos.
Foram presos Daniel Laurindo Evaristo Chaves, sua mulher, Maria de Fátima de Oliveira Chaves, e os filhos Wallace Oliveira Chaves e Alex Oliveira Chaves. Uma filha do casal, que também teria participação no esquema, está foragida.
As prisões foram determinadas pela 5ª Vara Criminal de Guarulhos, em São Paulo. Segundo o delegado Cristian Lanfredi, da Polícia Civil de São Paulo, a quadrilha tem ramificações em Minas, Rio de Janeiro e São Paulo, onde a operação da Polícia Civil e da Polícia Federal, denominada “Coiote”, também ocorreu.
A quadrilha levava imigrantes ilegais para o México, onde eles tentavam a travessia aos EUA. Segundo o delegado Cristian Lanfredi, da Polícia Civil de São Paulo, a família de Daniel Chaves agenciava e até financiava a ida de centenas de pessoas para a fronteira mexicana, chegando a ganhar até US$ 5 mil por pessoa. Na casa de Daniel, foram encontrados documentos, fotos e carimbos para passaporte.
No final da manhã, eles foram transferidos para Guarulhos, onde cumprirão a prisão preventiva de cinco dias definidas pela justiça. Segundo os policias que participaram da operação, uma pessoa foi presa em Belo Horizonte e só em São Paulo, a Justiça determinou a prisão de 40 pessoas.