Presença brasileira na Flórida é destaque na imprensa

Por Gazeta Admininstrator

Um dos mais lidos jornais norte-americanos no Sul da Flórida, o Sun-Sentinel, publicou no domingo(9) reportagem destacando a presença da comunidade brasileira na região, e o impacto dos negócios brasileiros na economia local. De acordo com o jornal, vivem no condado de Broward 19.816 brasileiros, que começaram a chegar na década de 90 e, hoje, constituem uma das grandes comunidades imigrantes no estado, a maioria, observa a reportagem, vinda de Minas Gerais.

Os números divulgados pelo jornal são baseados no último censo, e revelam apenas a presença “oficial” dos brasileiros, uma vez que um grande número de imigrantes indocumentados não participou da pesquisa temendo expor-se às possíveis batidas da imigração.

A década de 90, observa o jornal, foi marcada no Brasil por altos índices de inflação e por uma economia instável, o que teria favorecido a vinda de brasileiros para os Estados Unidos, em busca de uma vida melhor e, atendendo ao apelo de amigos e parentes que já haviam conseguido estabilizar financeiramente suas vidas aqui.

Muitos dos brasileiros que vivem no condado de Broward afirmam sentir-se bem vindos, talvez por causa da fama internacional da riqueza cultural brasileira. A presença verde e amarela em Pompano Beach e Deerfield Beach é evidente nos malls repletos de lojas, casas noturnas e restaurantes brasileiros.

- Todo mundo adora uma boa churrascaria brasileira, e a maioria do público nas casas noturnas e shows é composta de americanos – afirma Maria Fulfaro, presidente, em Broward, da Câmara de Comércio Brasil-EUA. A estimativa é de que, dos 900 membros da Câmara, com sede em Miami, cerca de 30% são do condado de Broward.

Fulfaro lembra que o governo brasileiro também está emprenhado em promover a cultura nacional no Sul da Flórida, e que nomeou o Broward Center for Performing Arts como “ponto de cultura”, em 2000. “A cultura brasileira em si é um charme. Essa é a nossa contribuição”, disse Fulfaro.

O clima da Flórida é um dos atrativos para aqueles que saem do Brasil buscando uma adaptação “pouco traumática”. “Vi-ver em Deerfield Beach é como viver no Brasil. O Brasil é o país do sol, e a Flórida é o estado do sol”, disse João Batista de Oliveira, de 40 anos, natural do Espírito Santo, e co-proprietário do restaurante Brazilian Grill, em Deerfield Beach.

Oliveira lembrou que, em seu estado, tanto Deerfield quanto Pompano Beach são nomes de cidades muito populares entre os moradores.

Escritor, autor, entre outros de “Garoto Público”, Oliveira afirmou que mudar para os Estados Unidos o forçou a crescer.

A reportagem publicada pelo Sun-Sentinel mostra que cresceu também a economia local, impulsionada, inclusive, pela força do trabalho imigrante, a exemplo de brasileiros, venezuelanos e guatemaltecos. “Três comunidades do Sul da Flórida mostram a história de esforço e sucesso entre os imigrantes na Flórida”, definiu o jornalista Tal Abbady, autor da reportagem.