Presença da Guarda Nacional dos EUA afasta ilegais da fronteira.

Por Gazeta Admininstrator

México – A chegada da Guarda Nacional norte-americana no Arizona tem afastado os mexicanos ilegais de quase toda a fronteira com o México, reduzindo de maneira significativa as travessias de ilegais, segundo informou nesta segunda-feira(12) funcionários dos dois países.

Autoridades norte-americanas disseram nesta ontem que as prisões na fronteira tem diminuído em 21% a 26.996 nos primeiros 10 dias de junho em comparação com as 34.077 do mesmo período do ano passado.

De acordo com a Patrulha da Fronteira dos EUA, na fronteira do Arizona, outro lugar com grande fluxo de travessia de ilegais, as detenções baixaram 23%.

A alta temperatura dessa área desértica, registrada em junho, levam a cada ano uma redução do número de imigrantes, mas não tão drasticamente como agora, disse Mario Martinez, representante da Patrulha da Fronteira em Washington.

Os 55 soldados que chegaram em 3 de junho são os primeiros dos 6.000 que serão gradualmente estabelecidos na fronteira com a parte de um plano do presidente George W. Bush para conter a imigração ilegal.

Os soldados não têm permissão de prender os imigrantes e suas funções são limitadas a projetos como levantar barreiras e repara estradas, mas a presença militar está afastando da zona os possíveis imigrantes, disseram ativistas dos direitos dos migrantes.

“Os migrantesme dizem que têm visto na televisão sobre os soldados e como o exército dos EUA não tem muita boa fama, estão preferindo não cruzar” afirmou Francisco Loureiro, que dirige um albergue de migrantes na cidade mexicana de Nogales na fronteira com o Arizona.