Presidente de Comunidade japonesa no Brasil diz que ?há brasileiros entre as vítimas?

Por Gazeta Admininstrator

O presidente de uma das principais comunidades japonesas no Brasil, Kihatiro Kita, afirmou no dia 14 que “com certeza há brasileiros entre as vítimas” do terremoto seguido por um tsunami no Japão.

Para Kita, que é presidente da Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), a presença de brasileiros entre as vítimas é certa “por causa do número de vítimas informado e porque há muitos brasileiros na região” afetada.

Ao menos 2.722 pessoas morreram e 3.742 estão desaparecidas, segundo o último boletim divulgado hoje pela polícia japonesa. Diferentes estimativas dizem que o número pode chagar a até 10 mil pessoas.

Dados da Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil indicam que existam pelo menos 1.200 brasileiros na Província de Miyagui, no Japão.
“Ainda não temos notícias certas, mas com certeza há brasileiros entre as vítimas”.
No entanto, segundo o Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores), até agora não há informações sobre vítimas. De acordo com a assessoria do MRE, o governo brasileiro está enviando um consulado itinerante especial para a região de Miyagi para fazer busca de brasileiros no local.
A Bunkyo se reuniu na tarde de ontem em São Paulo com o cônsul-geral do Japão no Brasil, Kazuaki Obe, para entregar uma carta de condolências ao governo japonês em razão da tragédia que o país vive desde sexta-feira.

O terremoto da última sexta-feira (11), de 9 graus, foi o mais forte já registrado no Japão desde que essa medição começou a ser feita, há 140 anos. Também foi um dos mais fortes da história.

Para comentários e sugestões: CLIQUE AQUI
Colabore enviando um e-mail ao colunista.