Presidente do México cancela visita oficial aos EUA

Por Gazeta News

trump e peña

O muro que Donald Trump quer construir na fronteira entre EUA e México nem foi erguido, mas a separação entre os países começa a ficar mais evidente nestes primeiros dias do novo governo na Casa Branca. Depois de reafirmar que seu país não irá pagar a obra, o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto decidiu cancelar, de fato, uma visita oficial que faria aos Estados Unidos no próximo dia 31. O anúncio foi feito hoje, 26.

[caption id="attachment_136059" align="alignleft" width="300"] Peña Nieto e Trump em encontro ano passado. Foto: Jorge Nunez/Agência Lusa[/caption]

Na quarta-feira, 25, Trump assinou ordem executiva determinando a construção do muro na fronteira entre os EUA e o México. "Esta manhã informamos à Casa Branca que eu não vou assistir à reunião marcada para a próxima terça-feira [31 de janeiro] com o presidente dos Estados Unidos", escreveu Peña Nieto no Twitter.

Apesar do mal-estar entre os dois países, Peña Nieto disse que ainda acredita na cooperação mútua entre os vizinhos. "O México reitera sua vontade de trabalhar com os Estados Unidos para alcançar acordos em favor de ambas nações", disse o político mexicano na rede social.

O presidente dos Estados Unidos também ameaçou cancelar a reunião, em duas mensagens no Twitter. Na primeira, ele escreveu: "Se o México não está disposto a pagar pelo muro tão necessário, então seria melhor cancelar a próxima reunião".

Na segunda mensagem, que para alguns analistas pode gerar grandes problemas para os mexicanos – caso os EUA se retirem, como fizeram com o Transpacífico - Trump criticou o Tratado de Livre Comércio do Atlântico Norte (Nafta, na sigla em ingês), do qual o México e o Canadá fazem parte.

Segundo Trump, trata-se de um "acordo comercial unilateral", ou seja, para ele, os Estados Unidos não têm benefícios com esse tratado.

Com informações da Agência Brasil.