Presidente do STF autoriza homologações da Lava Jato

Por Daniel Galvão

carmen lucia agencia brasil
[caption id="attachment_135851" align="alignleft" width="300"] Carmen Lúcia, presidente do STF. Foto: Agência Brasil[/caption]

Menos de uma semana depois da morte do ministro Teori Zavascki, num acidente de avião na última quinta-feira, 19, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, autorizou os juízes auxiliares do então relator da Lava Jato a retomarem a partir de hoje, 24, os procedimentos formais para que as delações de executivos da Odebrecht sejam homologadas.

Teori trabalhava durante o recesso nas 77 delações da Odebrecht que se encontram em seu gabinete e estavam prestes a serem validadas como prova. O ministro já havia autorizado que seus juízes auxiliares começassem, esta semana, a ouvir os delatores para saber se eles prestaram de livre e espontânea vontade as informações que constam nos mais de 800 depoimentos colhidos pelo Ministério Público Federal (MPF).

Por conta do sigilo dos processos, não se sabe se Cármen Lúcia autorizou que os depoimentos sejam retomados no que diz respeito a uma delação específica ou a todas. Este é, até aquí, o capítulo mais importante da Lava Jato. Isso porque, segundo informações vazadas anteriormente, dezenas de políticos em exercício são citados como envolvidos no megaesquema de corrupção da Petrobras.