Presidentes se reúnem no final de semana na Cúpula das Américas

Por Gazeta News

Hugo Chávez, presidente da Venezuela, vai participar da Cúpula das Américas, embora provavelmente por poucas horas. Já o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chega no dia 13, um dia antes do encontro, informou o governo da Colômbia.

“A informação que temos é que sim, (Chávez) virá, muito seguramente não vai dormir em Cartagena, (...) é muito complicado pelo tratamento que faz (contra o câncer), mas até agora está confirmada sua presença”, afirmou a chanceler colombiana, María Ángela Holguín, em entrevista coletiva.

Holguín comemorou o fato de Obama participar, no dia 13, de um jantar com empresários e chefes de Estado e Governo na véspera da cúpula.

Após sua primeira noite em Cartagena, o presidente americano participará, no sábado, da Cúpula Empresarial e fará parte de um painel com o chefe de Governo colombiano, Juan Manuel Santos, e a presidente Dilma Rousseff. Assim que terminar o encontro empresarial, o trio se juntará aos demais líderes para dar o início formal ao encontro.

Reuniões bilaterais A ministra colombiana afirmou que Santos também se reunirá em particular com os presidentes de Peru, Ollanta Humala, e Paraguai, Fernando Lugo, assim como com o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper. Também estará presente o presidente do Chile, Sebastián Piñera. O único convidado que não vai participar é o presidente do Equador, Rafael Correa, em protesto por Cuba não ter sido chamada. Antes da cúpula, haverá em Cartagena várias reuniões setoriais, como o Fórum Social.