Preso, Dirceu montou esquema na Petrobras igual ao Mensalão, diz MPF

Por Gazeta News

Dirceu Flickr

O Ministério Público Federal e a Polícia Federal afirmaram que o ex-ministro José Dirceu, preso na 17ª fase da Operação Lava Jato, no dia 3, participou da instituição do esquema de corrupção da Petrobras quando ainda estava na chefia da Casa Civil.

Segundo o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, Dirceu foi um dos líderes e beneficiários do esquema, mesmo durante e após o julgamento do mensalão. "A responsabilidade do José Dirceu é evidentemente, aqui, como beneficiário, de maneira pessoal, não mais de maneira partidária, enriquecendo pessoalmente".

Investigações mostram que Dirceu indicou Renato Duque para a diretoria de Serviços da Petrobras e, a partir disso, organizou o esquema de pagamento de propinas. "Temos claro que José Dirceu era aquele que tinha como responsabilidade definir os cargos na administração Luiz Inácio (Lula)", disse o procurador. O nome de Duque teria sido sugerido pelo lobista Fernando Moura, também preso no dia 3.

Questionado se o ex-presidente poderia ser investigado, Lima afirmou que "nenhuma pessoa está livre de ser investigada". Sem citar nomes, o procurador disse ainda que "há investigações em andamento, grande parte em sigilo".

A PF afirmou que a JD Consultoria, empresa de Dirceu e de seu irmão, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, é suspeita de receber R$ 39 milhões por serviços que não teriam sido realizados. Silva também foi preso.

Nesta fase da Lava Jato, os investigadores focaram em irregularidades em contratos com empresas terceirizadas.

Com informações do “G1”.