Preso em Deerfield Beach homem procurado há 20 anos por homicídio no Brasil

Por Gazeta Admininstrator

Um homem procurado pelo assassinato de um policial brasileiro, há quase 20 anos, foi preso em Deerfield Beach, informa o Federal Bureau of Investigations (FBI). Ele foi identificado como João Maximiano de Oliveira, de 49 anos, detido sob custódia, na noite de quinta-feira(2), após ter sido vigiado, durante uma semana, por agentes da Força-Tarefa de Fugitivos do FBI.

De acordo com o agente especial David Billitier, Oliveira é acusado de ter matado, com vários tiros de calibre 22, em uma emboscada, um policial em São Paulo.

Billitier disse que, após a prisão, Oliveira contou às autoridades ter entrado ilegalmente nos Estados Unidos, em 1991, pela fronteira do México, e se mudado para a Flórida, há cerca de 15 anos.

Enquanto viveu na Flórida, Oliveira trabalhou como handyman (faz tudo), e como mecânico e vendedor de carros. O agente do FBI disse que o brasileiro mantinha um perfil discreto, mudava de carro semanalmente, e dirigia usando placas temporárias. Ele também alugava casas para brasileiros no condado de Broward.

De acordo com informações da polícia local, Oliveira não tinha registros de prisões no condado e é padrastro de duas crianças da mesma mulher. “Ele estava muito confortável aqui”, disse Billitier.

Autoridades do Sul da Flórida começaram a procurar Oliveira, depois que a polícia brasileira contactou o FBI, no Brasil, e tomou conhecimento de que ele estaria vivendo na Flórida.

Billitier disse que, após vários meses, agentes localizaram diversas casas que eram alugadas por Oliveira a outros brasileiros, e iniciaram as investigações. Eles o encontraram em uma casa em Deerfield Beach, onde foi preso, sem resistência, com a ajuda da polícia de Fort Lauderdale, de agentes do Broward Sheriff’s Office e do U.S. Immigrations and Customs Enforcemente.

Ele foi preso sob a alegação de estar ilegalmente no País, e está, agora, detido no Krome Detention Center.