Presos 40 brasileiros que cruzaram a fronteira

Por Gazeta Admininstrator

Autoridades da imigração anunciaram nesta quarta-feira(21) que irão deportar 40 brasileiros encontrados em um caminhão que cruzou ilegalmente a fronteira do México com os Estados Unidos. O grupo foi descoberto no posto de checagem de Falfurrias, a 120 quilômetros do limite entre os dois países, já em território americano. Os brasileiros – homens, mulheres e crianças – estavam sentados no chão do caminhão.

O motorista do caminhão, um americano de Weslaco, Texas, foi acusado de transporte ilegal. Há pouco mais de um mês, a Justiça americana condenou à prisão perpétua um motorista em cujo caminhão morreram 19 imigrantes ilegais em 2003.

Outras medidas para coibir a imigração ilegal foram o destacamento de 6.000 homens armados para a região da fronteira mexicana e a construção de um muro separando os dois países. A medida foi duramente criticada pelo governo do México.

Já o Estado do Texas testa um site que fornece aos usuários imagens em tempo real da fronteira. O objetivo é que os próprios cidadãos americanos fiscalizem a região, denunciando a presença de suspeitos.