Press Award & Congresso de comunicação agitam cultura e mídia brasileira em maio.

Por Gazeta Admininstrator

A nona edição anual do Brazilian International PRESS AWARD, consagrado como a mais prestigiada premiação cultural brasileira no exterior, acontece pelo quarto ano consecutivo no Broward Center for the Performing Arts em Fort Lauderdale. Em pararelo será realizado o I Congresso Internacional de Comunicação Brasileira, também nos dias 26 e 27.

Entre as personalidades, já com presença confirmada, estão os “Lifetime Achievement Awards” que serão recebidos este ano pela cantora Alcione, o consagrado escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro, a campeã do basquete mundial Hortência Macari e as organizadoras do Brazilian Film Festival of Miami (Inffinitto Foundation), que completa 10 anos em 2006.

Entre os convidados estão ainda nomes de expressão na arte, literatura e jornalismo como o presidente da Academia Brasileira de Letras, o escritor e ministro Marcos Vilaça, o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azêdo, e os superstars Alexandre Pires, Margareth Menezes e Emílio Santiago, entre outros. Alexandre, Margareth e Emílio participarão da celebração pelo prêmio concedido a Alcione, em um mega show realizado no encerramento do evento, dia 28 de maio (domingo).

Premiação Especial

Os Prêmios Especiais do Board e de Mérito Comunitário irão este ano para o Ministro Celso Amorim (representado pelo Embaixador Ruy Nogueira, que comanda no Itamaraty o atendimento às comunidades imigrantes brasileiras), ao radialista Scott Adams (15 anos de promoção da MPB nos Estados Unidos), ao jornalista Al Souza (pioneiro do jornalismo brasileiro nos Estados Unidos), a atuação em assistência aos imigrantes pela Prefeitura de Boston e os 25 anos de promoção do Carnaval brasileiro em New York e Flórida, do empresário Mário “Mr. Carnaval Magalhães”.

No dia 26 de maio (sexta-feira) a partir das 8:30 da noite no New River Room do Broward Center, acontece a cerimônia de premiação de Imprensa e Publicidade. Esta noite tem como convidados especiais o premiadíssimo publicitário brasileiro Marcelo Serpa e o Presidente da ABI, Maurício Azêdo.

No sábado, dia 27, também a partir das 8:30 da noite, no Amaturo Theater, também parte do complexo artístico do Broward Center é a vez dos Prêmios de Arte, Cultura & Comunidade.

Inovações

Uma novidade este ano será a apresentação, que reunirá casais de jornalistas, personalidades de arte e comunicação brasileira nos Estados Unidos. Também acontecerá a tradicional homenagem dos artistas brasileiros radicados nos Estados Unidos à cantora Alcione. Sob a direção musical do produtor e arranjador Ramatis Moraes, estarão se apresentarão Rose Max (Flórida), Márcio Mendes (New Jersey), Brazilian Voices (Flórida), Débora Brum (Porto Rico), Roberto Trevisan (New York), Eduardo Mendonça (Seattle) e José Paulo (Connecticut).

Outro destaque especial serão as coreografias assinadas por Roberto Dias para a Brazarte Dance Company e Skindô Group. Vinte e seis bailarinos estarão em cena numa “abertura surpresa” e em mais 3 números musicais ao lado dos cantores que estarão homenageando Alcione.

De acordo com informações da PMM, produtora do evento, as redes de TV Globo, Record são patrocinadoras e têm presenças confirmadas na cobertura, além também de já estarem credenciados mais de 40 jornais e revistas. Maiores informações sobre o PRESS AWARD podem ser obtidas no site www.pressaward.com .

O evento é apresentado pela TAM-Brazilian Airlines, Embraer, Banco do Brasil e Broward Center for the Performing Arts. Tem patrocínio da Dish Network, TV Globo Internacional e Rede Record Internacional, Confiança Van Lines, Inter Learning Center e Max Celular. Apoio Cultural de Allied Mortgage e All Brazilian Imports.

Boteco da Copa

Os eventos terão uma festa única de abertura, dia 25 de maio na Galeria Solange Rabello, em Miami, patrocinada pela TAM-Brazilian Airlines e RBTi (o novo canal de tv brasileira nos Estados Unidos), com apoio da All Brazilian Imports e Feijão com Arroz Restaurante. A festa, sob o tema “Boteco da Copa” vai celebrar a seleção brasileira a duas semanas do início da mais apaixonante competição mundial para o povo brasileiro, a Copa do Mundo. A festa tem apoio de produção da ACM Productions.

Congresso

De 25 à 27 de maio, paralelamente à realização da nona edição anual do Press Award, o Sul da Flórida, mais específicamente o Broward Center for the Performing Arts, em Fort Lauderdale, vai se tornar o centro mundial de nossa cultura com a realização do I Congresso Internacional de Comunicação Brasileira.

O Congresso, que terá 10 painéis de debates trará à Flórida celebridades do jornalismo, publicidade, literatura e cultura brasileira, além de representantes das comunidades brasileiras em 8 países: Canadá, Japão, Austrália, Inglaterra, França, Alemanha, Itália e Portugal.

Estão confirmadas as participações do Ministro Marcos Vilaça (Presidente da Academia Brasileira de Letras), Maurício Azêdo (Presidente da Associação Brasileira de Imprensa), Antônio Grassi (Presidente da Funarte-Fundação Nacional das Artes do Brasil), Marcelo Serpa (um dos mais importantes e mais premiados publicitários brasileiros mundialmente – Almap BBDO), Célio Turino (Secretário de projetos Especiais do Ministério da Cultura), Sérgio Xavier (CEO da Interjornal, primeira network mundial de mídia brasileira), Amauri Soares (CEO da TV Globo Internacional), Phil Klein (Vice-Presidente da Dish Network), Scott Adams (fundador e CEO do Montage Group-Brazilian Radio), Leila Cobo (Editor/Billboard International) Sérgio do Rêgo Monteiro (Expert internacional em mídia impressa e consultor do Boston Globe e Chicago Tribune), entre outros importantes palestrantes.

O Embaixador João Almino (Cônsul-Geral do Brasil em Miami) e o CEO do Broward Center for the Performing Arts, Mark Nerenhausen, serão “hosts” do evento, que tem como presidente de honra o jornalista Edilberto Mendes (The Brasilians-New York), idealizador do evento.

Durante os 10 painéis, de 2 horas cada, com pronunciamentos dos convidados de cada setor e sessão de debate aberta ao público, serão enfocados os problemas vivenciados pelos produtores de cultura e empresas de comunicação brasileiras no exterior. É a primeira vez que esse tipo de reunião e debate ocorre, e o entusiasmo da classe jornalística é muito grande.

Os organizadores, visando facilitar ao máximo o acesso a estudantes, profissionais e interessados de todas as áreas enfocadas pelo Congresso, estabeleceu um valor simbólico de $20 pela participação em dois painéis e mais $10 por cada painel adicional. O número de assentos é muito limitado, e as reservas já estão sendo feitas desde o mês de fevereiro, através do site oficial www.midiabrasileira.com.

O evento é patrocinado pela TAM-Brazilian Airlines, Banco do Brasil, Dish Network e TV Globo Internacional, com apoio cultural de Primicia’s Mortgage Company, Inter Learning Center (Tradutores Oficiais) e All Brazilian Imports. O evento tem também apoio do Centro Cultural Brasil-USA da Flórida, Brazilian-American Chamber of Commerce of Florida e Brazilian-American Advertising Association.