Previna lesões nos joelhos durante os exercícios - Saúde & Bem-Estar

Por Marcia Cristiane Perretto

230-garota-elevando-joelho-5

A articulação do joelho é a mais facilmente lesionada das articulações. O joelho suporta uma quantidade significativa de carga durante os vários movimentos de flexão, extensão e rotação. Devido a diferenças anatômicas e hormonais, as mulheres são mais suscetíveis a lesões graves nos joelhos quando comparadas aos homens. Porém, tanto homens quanto mulheres podem sofrer lesões agudas, causadas por um evento único ou lesões por trauma repetitivo.

Um dos exercícios que mais pode agravar problemas de joelho é um alongamento muito comumente usado - dobrar maximamente o joelho trazendo seu pé em direção a região glútea com a intensão de alongar o aspecto anterior da coxa. Quando o joelho é maximamente flexionado, a Patela (o osso encontrado na frente do joelho) é maximamente pressionado contra o osso do fêmur localizado imediatamente abaixo.

Este alongamento pode causar uma condição conhecida como condromalácea, onde a cartilagem abaixo da Patela se torna mais frágil e inflamada, levando a dores no joelho e degeneração precoce da articulação. Sobrecarregar esta articulação na ansiedade de entrar em forma muito rápido pode causar danos permanentes ao joelho. Outros exercícios também podem causar lesões no joelho, como por exemplo o leg press, a passada (lunges), e os exercícios pliométricos, quando feitos com postura inadequada.

Alivie o estresse nos joelhos Exercícios de agachamento, passadas e pliométricos são excelentes para fortalecer os glúteos e as pernas, mas evite as dores nos joelhos alternado-os com exercícios de baixo impacto, como a máquina de remar, ou a elíptica, pois as duas oferecem a possibilidade de exercício intenso com mínimo impacto. A natação e caminhadas a passos moderados também são atividades excelentes.

O que fazer para prevenir as lesões no joelho Mantenha um peso corporal saudável: o sobrepeso corporal pode causar osteoartríte; para evitá-la, mantenha seu peso dentro das parâmetros saudáveis para seu tipo corporal e idade, diminuindo assim o estresse sobre os joelhos.

Use sapatos apropriados para seu tipo de pé e para a atividade realizada: o uso de um calçado apropriado ajuda na manutenção do alinhamento das extremidades inferiores melhorando o equilíbrio e prevenindo lesões nos joelhos. Quando possível, compre seu calçado desportivo em lojas especializadas, onde eles analisam o seu tipo de pé e modo de caminhar e então oferecem os modelos mais adequados aos seus pés.

Aumente a intensidade de seus exercícios gradualmente: isso ajuda a prevenir o excesso de estresse nas articulações dos joelhos de maneira muito rápida. Se você está fora de forma, seus músculos entrarão em fatiga precocemente, sacrificando o resto do exercício e levando a lesões.

Faça exercícios de aquecimento: antes de qualquer atividade física aqueça as articulações para diminuir as chances de lesões. Após o aquecimento alongue-se para diminuir a tensão dos músculos sobre as articulações.

Faça fortalecimento muscular com pesos: o fortalecimento da musculatura abdominal, dos quadris e das pernas em geral aumenta o suporte das articulações dos membros inferiores, mantendo um alinhamento correto e diminuindo o sobreuso articular.

Exercite-se regularmente Deixar de fazer exercícios físicos só vai levar à fraqueza muscular e a diminuição do suporte articular, causando uma tendência maior à lesões e a osteoratrite. Mas não force um exercício na presença de dor articular, isso só levará a piora dos sintomas.

Não ignore as dores nos joelhos: se as dores nos joelhos estão diminuindo sua habilidade de fazer exercícios e de realizar suas atividades de vida diárias, consulte um médico para evitar a progressão do problema. Consultar um fisioterapeuta também é indicado, pois este profissional lhe ajudará a estabelecer um plano de tratamento e fortalecimento, levando em conta o problema apresentado e as precauções a serem tomadas.