Previstos de sete a nove furacões nesta temporada.

Por Gazeta Admininstrator

A temporada de furacões do Atlântico este ano será levemente menos ativa do que a prognosticada anteriormente, informaram os meteorologistas federais.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões e a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica haverá de 12 a 15 tormentas e de sete a nove furacões nesta temporada.

Três ou quatro poderão ser os chamados furacões de consideração, com ventos de pelo menos 177 quilômetros por hora.

Os cientistas do governo divulgaram seu primeiro prognóstico em maio, e indicaram que nesta temporada poderá haver de 13 a 16 tormentas e de oito a dez furacões, dos quais entre quatro e seis poderiam ser importantes.

Até agora foram registradas três tormentas tropicais e nenhum furacão, mas a previsão é de que o período entre agosto e outubro seja o mais ativo da temporada. Os meteorologistas advertiram que os residentes da região costeira não devem “baixar a guarda”.

- Prevenir a perda de vidas e minimizar os danos a bens materiais por causa dos furacões são reponsabilidade de todos – disse Max Mayfield, diretor do Centro Nacional de Furacões.

Os meteorologistas da Universidade Estadual do Colorado, que na semana passada modificaram seu prognóstico, reduziram a previsão do número de furacões de nove para sete, sendo cinco deles de grande impacto. Inicialmente o prognóstico era de 17 tormentas, número reduzido para 15.