Primeiro astronauta brasileiro já está no espaço.

Por Gazeta Admininstrator

O tenente coronel Marcos Ponte é o primeiro astronauta brasileiro no espaço. Sua saga começou ontem, às 23h29 - horário de Brasília – quando a nave russa Soyuz TMA-8, foi lançada da base de Baikonur, no Cazaquistão.

Ponte participa junto a outros dois astronautas da "Missão Centenário". Eles deverão chegar à ISS (sigla em inglês para Estação Espacial Internacional) à 1h18 do sábado, no horário de Brasília. De acordo com a agência Brasil, não há espaço dentro da nave para que os astronautas possam se levantar, por isso terão que ficar sentados durante dois dias até sua chegada na Estação Espacial Internacional. Para evitar qualquer contratempo, um trabalho de lavagem no intestino e na bexiga foi feito horas antes do embarque para que os tripulantes não sintam necessidade de evacuar até a chegada na ISS.

A distância que o veiculo espacial percorrerá, da base de lançamento até a estação, é de 350 km. A titulo de comparação é a mesma distância entre a capital de São Paulo e a região de Ribeirão Preto.

Apesar desse percurso de ida levar cerca de dois dias, o retorno a Terra é mais rápida, leva-se pouco mais de três horas.
Esse retorno está previsto para 8 de abril, às 21h46, horário de Brasília.

A permanência de Marco Ponte no espaço será de apenas dez dias, sendo oito na ISS.
Marcos deverá realizar durante sua estadia na ISS, oito experimentos científicos. Os outros dois tripulantes, o norte-americano Jeffrey Williams e russo Pavel Vinogradov, ficarão na ISS por mais seis meses. O astronauta brasileiro, quando retornar à Terra, estará acompanhado pelo russo Valeri Tokariov e do americano William McArthur, que atualmente habitam na ISS.

Homenagem
O nome dessa missão é uma homenagem ao pai da aviação Alberto Santos Dumont. Esse que também era brasileiro e que há cem anos conseguiu fazer o avião 14 Bis voar pelos céus de Paris. Neste clima de respeito, Pontes junto a ele um chapéu Panamá, idêntico ao usado por Dumont.

Durante o período que estiver na estação espacial, o astronauta brasileiro deve fazer três contatos com a Terra. O primeiro deles será com o presidente Lula e com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. Pontes também deve falar com jornalistas brasileiros e, pouco antes de sua volta, vai conversar do espaço com técnicos da missão.