Primeiro bebê gerado em útero transplantado nasce saudável nos EUA

Por Gazeta News

uterus-transplant-credit Baylor University Medical Center at Dallas
[caption id="attachment_158175" align="alignleft" width="371"] Credit: Baylor University Medical Center at Dallas.[/caption]

Pela primeira vez nos Estados Unidos, uma mulher com útero transplantado deu à luz a um bebê saudável, segundo informou o hospital Baylor University Medical Center, em Dallas. Médicos envolvidos no transplante fizeram uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira , 4, onde explicaram o procedimento.

Segundo os médicos, o ensaio clínico foi iniciado há um ano e meio e ainda há casos em andamento. O objetivo é matricular até 10 mulheres para transplantes de útero. Em outubro de 2016, funcionários do Baylor disseram que quatro mulheres receberam transplantes, mas que três dos procedimentos falharam.

A mulher que deu à luz pediu para não ser identificada e teria recebido o útero de uma enfermeira de 36 anos, que já tinha tido dois filhos. A data de nascimento, sexo e peso não foram divulgados.

O hospital Baylor possui um programa de transplante de útero e, até hoje, dez transplantes foram realizados -- no entanto, apenas cinco foram completados com sucesso e, em um deles, a gravidez foi possível.

Transplante

No total, o procedimento tem 10 horas de duração: leva cinco horas para remover um útero saudável e outras cinco horas para colocá-lo em uma mulher que de outra forma não poderia engravidar.

Quando uma mulher tem um útero transplantado, a fertilização in vitro é a única maneira de engravidar porque os ovários não estão conectados ao útero transplantado.

Na Suécia, vários partos já foram realizados após transplante do órgão.

Com informações da revista Time.