Princesa japonesa perde o título ao se casar com 'plebeu'

Por Gazeta Admininstrator

A princesa Sayako, do Japão, perdeu o seu título real ao se casar com um "plebeu" nesta terça-feira, em Tóquio.
Única filha do Imperador Akihito, Sayako, de 36 anos, casou-se com Yoshiki Kuroda, um funcionário da Prefeitura de Tóquio, de 40 anos.

Vestindo um vestido branco e pérolas, a princesa deixou o palácio numa limusine preta e foi recebida do lado de fora por milhares de pessoas que queriam lhe desejavar boa sorte.

A cerimônia de casamento foi realizada no Hotel Tokyo e, embora não tenha sido transmitida pela TV, parece ter sido mais simples do que os tradicionais casamentos reais.

Sucessão

A monarquia mais antiga do mundo enfrenta agora um problema de sucessão, já que não nasce nenhum herdeiro do sexo masculino há 40 anos. Estão sendo estudadas mudanças na lei para permitir que mulheres ascendam ao trono.

Ao contrário dos seus irmãos, o príncipe herdeiro Naruhito e o príncipe Akishino, Sayako é obrigada pela lei japonesa a deixar o palácio e os privilégios da realeza.

Uma lei de 1947 determina que as mulheres da família real se tornam plebéias e ficam impedidas de assumir o trono quado se casam com um plebeu.

Sayako e Kuroda se conhecem desde crianças

O príncipe Naruhito e a princesa Masako têm apenas uma menina, de 3 anos.

Aulas no supermercado

Há relatos de que, a fim de se preparar para as dramáticas mudanças no seu estilo de vida, Sayako teve aulas de direção e praticou fazer compras no supermercado.

A tida dela, Takako Shimazu, foi a última princesa a abrir mão da vida na realeza para se casar com um plebeu, em março de 1960.

Segundo a agência de notícias Associated Press, Sayako e Kuroda se conhecem desde crianças, mas teriam começado a namorar há apenas dois anos durante um jogo de tênis promovido pelo príncipe Akishino.

Ainda de acordo com as informações da agência, os noivos terão uma noite de núpcias de pouca pompa – apenas um jantar no próprio Hotel Tokyo antes de seguir para o novo apartamento.