Príncipe William iniciará carreira militar em 2006

Por Gazeta Admininstrator

O príncipe William, filho de Charles com a falecida Diana e segundo na linha de sucessão da Coroa Britânica, entrará no Exército em 2006, como cadete na academia militar de Sandurhst, informou o palácio de Buckingham.

William, de 23 anos, forma-se neste ano na universidade e em novembro começará a ganhar experiência profissional no banco HSBC, o maior do país. Mas há muito tempo sabe-se do seu interesse pela carreira militar, a exemplo do seu irmão mais novo, o príncipe Harry, de 21 anos.

William já foi aprovado nos exames e nas provas que avaliam as condições mentais, físicas e emocionais dos futuros oficiais.

"Estou absolutamente contente por ter superado o primeiro obstáculo, mas estou bem ciente, tendo falado tanto com Harry, de que isso é só o começo", disse William em nota ao público. "Estou realmente ansioso por ocupar meu lugar ao lado de todos os outros cadetes de Sandhurst", acrescentou.

Como filho mais velho de Charles, que é o primogênito da rainha Elizabeth II, William tem a perspectiva de se tornar comandante-chefe das Forças Armadas britânicas, papel que habitualmente cabe ao monarca.

Em uma entrevista que concedeu em novembro, William disse que estava cogitando entrar para o Exército após se formar em geografia na Universidade Saint Andrews, na Escócia. Mas salientou que não esperaria nem aceitaria um tratamento especial nos quartéis.

"A última coisa que eu quero é ser mimado", disse ele. "Se eu entrar no Exército, quero ir aonde meus homens vão, e gostaria de fazer o que eles fazem", emendou.

Harry, que entrou na academia Sandhurst neste ano e que, portanto, será veterano de William, já brincou dizendo que está ansioso para ver o irmão prestando continência a ele.