Prisão de turista espanhol mostra detalhes de programa de isenção de vistos

Por Gazeta News

US-VISIT_(CBP)

A prisão de um turista espanhol no Miami International Airport (MIA) no fim de outubro mostra o funcionamento do sistema de imigração para cidadãos de países que se enquadram no programa de isenção de visto dos Estados Unidos (Visa Waiver Program), mas tentam esconder o próprio passado.

Samuel Gervacio de la Cruz, de 38 anos, é da Espanha, um dos 38 países cujos cidadãos não precisam de visto para entrar nos EUA. O fato de ele ter conseguido embarcar, no entanto, não quer dizer que ele teria a permissão de entrar no país.

Samuel havia sido condenado em Porto Rico há 18 anos por tráfico de drogas. A prisão do espanhol em 22 de outubro resultou em uma acusação criminal contra ele. Um juiz federal acusou Samuel, que se declarou inocente quatro dias mais tarde. Seu julgamento está agendado para janeiro.

Mesmo sem precisar de visto para entrar nos EUA, cidadãos que fazem parte do VWP tem a permissão de ficar no país por 90 dias ou menos, mas precisam preencher um formulário online com um pedido para entrar nos EUA. Se obtiver a permissão, o viajante poderá embarcar, caso contrário, a companhia aérea impede o embarque no país de origem. O pedido de Samuel foi aprovado, mas ele não revelou seu passado criminal no formulário.

O regresso ilegal de um estrangeiro que foi deportado anteriormente é uma violação da lei de imigração. Se condenado, o espanhol poderá pegar 20 anos de cadeia. Fonte: El Nuevo Herald.