'Problemas' de Lula ameaçam interesse dos EUA, diz WSJ

Por Gazeta Admininstrator

Estados Unidos estão de olho no que está acontecendo no Brasil
O jornal The Wall Street Journal afirma nesta sexta-feira que os “problemas” enfrentados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva trazem perspectivas negativas para o “avanço do livre mercado” na América Latina e os “interesses dos Estados Unidos na região”.
O jornal diz que, em uma região onde políticos de esquerda estão em alta, Lula é “visto por Wall Street e por Washington como um pragmático que tem tentado combinar rigor macroeconômico com justiça social”.

O caso está “paralisando o governo, frustrando suas aspirações de liderança no exterior e lançando uma sombra sobre suas perspectivas de se reeleger no ano que vem”, diz a reportagem.

O diário financeiro afirma ainda que, graças aos resultados recordes no comércio exterior e superávits orçamentários do governo, os mercados financeiros brasileiros estão “enfrentando o tumulto com notável estabilidade”.

“Mas isso pode mudar”, diz o texto, acrescentando que já se teme que a atividade econômica do Brasil comece a ser afetada.

“O escândalo torna improvável que o governo tenha músculo para aprovar melhorias no sistema tributário e no ambiente regulatório que são necessários para fazer disparar o crescimento”, diz o The Wall Street Journal.

Kama Sutra de corrupção

Outra publicação que costuma freqüentar as mesas dos investidores internacionais, a revista The Economist diz que o “escândalo da propina” no Brasil está indo “de mal a pior”.

De acordo com a revista, o caso está se movendo das “acusações” para as “evidências” e forçou presidente a mexer em seu gabinete de governo.

“Os brasileiros estão espantados”, diz o texto.

“O PT, um partido que dizia ter os direitos autorais sobre a limpeza do governo, está envolvido em verdadeiro Kama Sutra de corrupção.”