Profissão de Risco - Futebol

Por Mano Thiago

Scolari-Felipao-Brasil-Italia-DibLANCEPress_LANIMA20130623_0061_30

Treinador de futebol deve ser uma das profissões mais ingratas que existe. Se o time ganha, é porque o camisa 10 jogou muito, se perder é porque o técnico não sabe escalar o time. Se o comandante faz uma substituição e a torcida não gosta, então a massa solta o grito de burro. Mas se o jogador que entrou faz o gol, depois ninguém da torcida solta o grito de esperto, tudo mundo da torcida se considera mais esperto que o treinador.

Imagina então ser o técnico da Seleção Brasileira! É como se você tivesse mais de um milhão de chefes mandando você convocar tal pessoa, usar tal esquema ou escalar tal jogador, dureza né mano?

E quando a Copa do Mundo acontecer aqui no Brasil, no nosso quintal, pior ainda. Somos o time mais vezes campeão do Mundo e temos quase que o dever de conquistar essa taça, ainda mais depois dos fracassos anteriores.

São cinco Campeonato Estaduais, quatro Copas do Brasil, um Campeonato Brasileiro, uma Copa Mercosul, duas Copas Libertadores e uma Copa do Mundo. Esse é currículo do atual chefe, Luiz Felipe Scolari. Títulos ninguém tem dúvidas que ele sabe ganhar. Tô gostando e muito do trabalho que vem sendo feito pelo bigode, ganhando ou não ganhando a Copa das Confederações, pra mim, ele tem que ser o treinador pra Copa do Mundo de 2014. No Brasil, isso sim que é gostar de trabalhar sob pressão.

Por falar em Copa das Confederações, queria destacar aqui a atuação do Taiti. O time foi quem sofreu mais gols e mesmo assim manteve o espírito esportivo e não saiu distribuindo chutes e pontapés para tentar parar seus adversários. Como sugestão, fica o amistoso Taiti e Palmeiras. Acredito que o time taitiano conseguiria levar a partida, no mínimo, para as penalidades.