'Profissão Repórter’ mostra a arriscada travessia de imigrantes para os EUA

Por Gazeta News

Profissão Repórter
[caption id="attachment_142378" align="alignleft" width="300"] Profissão Repórter[/caption]

O que faz centenas de pessoas abandonarem o que têm e se arriscarem em uma viagem que pode acabar de forma trágica? Para tentar responder a essa pergunta, o ‘ProfissãoRepórter’, foi até a fronteira da Guatemala com o México fazer o percurso dos que tentam chegar aos Estados Unidos após cruzar todo o território mexicano em busca de uma nova vida.

Mesmo com o endurecimento das políticas para imigrantes após a eleição de Donald Trump, esta ainda parece ser uma boa opção para muita gente.

Da região mais ao sul do país até a Cidade do México, existe uma grande área que precisa ser vencida em um trajeto feito a pé ou de trem. Os repórteres Caco Barcellos e Danielle Zampollo caminharam ao lado dos migrantes e presenciaram os sacrifícios durante a jornada. Duzentas pessoas enfrentaram a sede, a fome e a exaustão ao caminhar debaixo de muito sol e um calor de 40 graus.

No grupo, havia mulheres com crianças de colo, idosos, cadeirantes e um homem de muletas ferido no pé – ele foi baleado por assaltantes ao tentar fazer o caminho sozinho. Três meses depois, ele segue ferido rumo ao sonho americano.

Enquanto isso, os repórteres Estevan Muniz e Erik Von Poser acompanharam as pessoas que se arriscam a bordo de um trem de carga conhecido como “La Bestia”, que sai de Arriaga, no sul do país. Esse é o jeito mais rápido e perigoso de chegar aos Estados Unidos clandestinamente, tanto que muitos morrem ou ficam mutilados ao saltar dos vagões para fugir da fiscalização e dos assaltantes. Não à toa, também é chamado de “Trem da da Morte". No meio de tanta barbárie, há também quem ofereça abrigo e auxílio aos migrantes.

A nova temporada do ‘ProfissãoRepórter’ estreia no canal internacional da Globo nesta quarta-feira, dia 19, nas Américas; quinta-feira, dia 20, no Japão e Austrália; e quarta-feira, 26 de abril, na Europa e África.